Governo Federal destinará unidades do PMCMV para famílias de áreas rurais vítimas de calamidade pública
Declaração foi feita pelo Presidente da República e pelo Ministro das Cidades em entrevista exibida no programa “Conversa com o Presidente”.
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Ministro das Cidades, Jader Filho, anunciaram, em entrevista exibida pelo programa “Conversa com o Presidente”, que o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) incluirá e destinará um percentual de unidades habitacionais para atender famílias de áreas rurais que passarem por situações de calamidade pública. O programa semanal, apresentado pelo jornalista Marcos Uchôa, foi transmitido ao vivo pelo Canal Gov e está disponível no YouTube.
A medida foi regulamentada pela Portaria MCID n. 1.417/2023, publicada pelo Ministério das Cidades (MCID) na edição de hoje do Diário Oficial da União (D.O.U. de 08/11/2023, Edição 212, Seção 1, p. 4). A Portaria “estabelece meta física e define rito para contratação de propostas, por intermédio do Minha Casa, Minha Vida – MCMV Rural, voltadas à reconstrução de unidades habitacionais localizadas em áreas rurais, destruídas ou danificadas por desastres naturais que tenham dado causa à decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.”
Segundo a notícia publicada pela Agência Gov, durante o programa, Lula e Jader Filho ainda destacaram a “criação de um programa habitacional específico para municípios com menos de 50 mil habitantes. Serão entre 16 mil e 20 mil unidades construídas a partir do ano que vem, em parceria entre o Governo Federal e prefeituras.” O programa habitacional foi publicado do D.O.U. de ontem, 07/11/2023, por intermédio da Portaria MCID n. 1.416/2023 (D.O.U. de 07/11/2023, Edição 211, Seção 1, p. 2).
Jader Filho ainda assegurou que o Brasil vai “ultrapassar a meta de 2 milhões de unidades habitacionais contratadas nesses quatro anos”. Saiba mais aqui.
Assista a integra do programa:
Fonte: IRIB, com informações da Agência Gov.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Seminário “Atuação dos Cartórios no Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo”: veja como foi!
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2025!
- Projeto permite retificar registros civis de falecidos a partir de certidões batismais
- ALES aprova PL para criação de novas Serventias Extrajudiciais