Em 13/07/2023

Histórias Além Muros: projeto cultural auxilia ressocialização da população carcerária feminina através da leitura


Projeto conta com o apoio do Registro de Imóveis do Brasil.


O jornal O Globo publicou, no dia 09/07/2023, uma matéria intitulada “Projeto apresenta a presas um mundo novo através dos livros”, Trata-se do projeto “Histórias Além Muros”, apoiado pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e desenvolvido pelo Presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ) e Vice-Presidente do RIB e do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) pelo Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Ávila. O objetivo do projeto é “contribuir com a ressocialização da população carcerária feminina, na conquista de capital cultural, valores morais e do resgate da dignidade humana.

De acordo com a notícia publicada, o projeto já contou com a participação de mais de 300 mulheres que cumprem pena no Instituto Penal Talavera Bruce, em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ. O ambiente foi criado por solicitação do registrador à Sapoti Projetos Culturais e o espaço é dedicado à leitura e reflexões. Os encontros ocorrem desde 2021, três vezes por semana, duas vezes por dia.

Projetos para doação

Existem inúmeras iniciativas que necessitam de ajuda para serem colocadas em prática. Os registradores possuem um histórico de apoio a organizações que desenvolvem atividades multidisciplinares e levam desenvolvimento social e econômico por meio da aprendizagem e do ensino.

Conheça algumas das ações apoiadas pelo Registro de Imóveis do Brasil e pelas associações estaduais que integram o RIB e ajude a ampliar as oportunidades oferecidas.

Fonte: IRIB, com informações do RIB, do portal VERSALIC e do jornal O Globo.



Compartilhe