I Jornada de Direito Notarial e Registral: enviadas 663 propostas de Enunciados
Para Ministro Ribeiro Dantas, número de propostas recebidas destaca magnitude do evento. Registro de Imóveis recebeu 197 propostas.
A “I Jornada de Direito Notarial e Registral”, que será realizada nos dias 4 e 5 de agosto pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e pela Escola de Magistratura da 5ª Região (ESMAFE 5ª), recebeu 663 propostas de Enunciados. De acordo com um dos Coordenadores Científicos do encontro e Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas, o número de propostas recebidas demonstra a magnitude do evento. De acordo com o Ministro, “os resultados realmente estão surpreendentes. Mostram quanto interesse a sociedade tem no tema.”
Veja também:
- CJF entrevista Ministro Jorge Mussi sobre I Jornada de Direito Notarial e Registral.
- I Jornada de Direito Notarial e Registral: Ministro Sérgio Kukina ressalta importância dos Serviços Notariais e Registrais.
Segundo as informações divulgadas pelo CJF, dentre as Comissões que formam a I Jornada, a Comissão II, que trata do Registro de Imóveis, foi a que mais recebeu propostas de Enunciados, totalizando 197 proposições. As demais propostas foram encaminhadas da seguinte forma: Comissão I - Registro Civil de Pessoas Naturais (148 propostas); Comissão III - Registro de Títulos e Documentos e Civis de Pessoas Jurídicas (71 propostas); Comissão IV - Tabelionato de Notas (101 propostas); Comissão V - Protesto de Títulos (83 propostas); e Comissão VI - O Juiz e a Atividade Notarial e Registral (63 propostas).
As discussões e aprovação dos Enunciados selecionados será realizada a partir das 9h do dia 05/08/2022 e, às 14h, ocorrerá a Plenária com a aprovação dos Enunciados.
Comissão II ganha novos integrantes
Além disso, em relação à composição da Comissão II, passaram a integrar a referida Comissão o Oficial de Registro de Imóveis no Rio de Janeiro, Alexis Cavichini; o Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Paulo Sérgio Domingues; e a Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Fábia Sousa Presser.
Veja também:
Conferência inaugural
Já está disponível o formulário de inscrição para a Conferência Inaugural intitulada “O JUDICIÁRIO NO NOVO MILÊNIO”, que será proferida pelo Ministro Jorge Mussi, Vice-Presidente do STJ e Diretor do Centro de Estudos Judiciário do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF). A conferência será aberta ao público em geral.
Mais informações poderão ser obtidas na Divisão de Programas Educacionais do Centro de Estudos Judiciários pelos telefones (61) 3022-7251/3022-7244 ou pelo e-mail [email protected].
- Veja a íntegra do Regimento da I Jornada de Direito Notarial e Registral.
- Saiba mais no site do CJF.
Fonte: IRIB, com informações do CJF.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
PL n. 4.758/2020 é aprovado pela CCJC da Câmara dos Deputados
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório