Incra: Acordo extrajudicial assegura posse de imóveis rurais no Tocantins
O procedimento foi possível porque os proprietários concordaram com o resultado da avaliação do Incra e demonstraram interesse na conciliação
O Incra recebeu a posse de dois imóveis rurais no Tocantins, que serão destinados à criação de um assentamento. O registro das áreas em nome da autarquia ocorreu no dia 6 de abril e assegura a transferência das fazendas Morrinhos e Jacu, localizadas entre os municípios de Pequizeiro e Couto Magalhães. As propriedades totalizam 2.884 hectares.
A transferência dos imóveis rurais é resultado de acordo extrajudicial firmado com os proprietários, visando à desapropriação das terras, decretadas de interesse social para reforma agrária. O procedimento foi possível porque os proprietários concordaram com o resultado da avaliação do Incra e demonstraram interesse na conciliação.
“O acordo foi importante, pois evitamos a judicialização do processo e a morosidade no trâmite processual, agilizando, assim, a obtenção das terras para a criação do assentamento”, explica o superintendente regional do Incra/TO, Carlos Alberto Costa.
Essa modalidade de acordo é utilizada pelo Incra para acelerar a desapropriação de áreas, quando há a concordância dos proprietários em relação ao resultado do laudo agronômico de fiscalização e do laudo de vistoria e avaliação. Assim como no procedimento judicial de desapropriação, o valor da terra nua é pago em Títulos da Dívida Agrária (TDAs) e as benfeitorias, em dinheiro. O valor total investido na aquisição dos imóveis foi de R$ 13.263.439,72.
A próxima etapa será promover o licenciamento ambiental das áreas para a criação do assentamento, que terá capacidade para receber 89 famílias.
Fonte: Incra
Em 11.4.2017
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
NOTA DE FALECIMENTO - José Renato Chizotti
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório