Em 03/08/2016

Incra/BA cria três assentamentos rurais no Litoral Sul e Vale do Jiquiriçá


Os projetos beneficiam 55 famílias de trabalhadores rurais em áreas que totalizam 1684,2 hectares de terras


A superintendência regional do Incra na Bahia publicou portarias de criação de três projetos de assentamento no Diário Oficial da União (DOU) nessa terça-feira (2/8). Os projetos beneficiam 55 famílias de trabalhadores rurais em áreas que totalizam 1684,2 hectares de terras.

Duas áreas estão situadas no território de identidade do Litoral Sul. São elas o projeto de assentamento Pancadinha, localizado no município de Almadina, e o projeto Nova Jerusalém, no município Una. O projeto Pancadinha possui capacidade para assentar 14 famílias, em 317,8 hectares, e o Nova Jerusalém atenderá 15 famílias de trabalhares, numa área de 359,4 hectares.

Já no município de Maracás foi criado o projeto de assentamento Mãe Maria, no território de identidade do Vale do Jiquiriça. A área é de 1007 hectares e tem capacidade para recepcionar 26 famílias.

Demanda

De acordo com o chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra/BA, Adelson Gomes, os projetos são importantes pois atendem a demanda por áreas em uma região de pouca oferta de terras aptas para viabilizar a criação de assentamentos, como o Litoral Sul.

Gomes ainda informa que o próximo passo será efeutar o Cadastro Ambiental Rural, por meio dos três assentamentos no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), para obtenção dos licenciamentos ambientais.

Potencialidades

O assentamento Mãe Maria tem aptidão para o cultivo de mamona, culturas anuais e criação de gado e bodes. O Pancadinha possui potencialidade para o desenvolvimento da cultura do cacau, da seringa, banana e frutas, tais como cajá, goiaba e cajá-umbu.

Já no assentamento Nova Jerusalém pode ser desenvolvido o cultivo do cacau, banana, mandioca e pastagem para criação de gado leiteiro.
 

Fonte: Incra/BA

Em 2.8.2016



Compartilhe