Em 09/12/2016

Incra cria assentamento em Marco/CE


Localizado no município de Marco, o PA Cajueirinho Pedra Branca, com 1074,8 hectares de área, será destinado à instalação de 17 unidades agrícolas familiares


O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) criou um novo Projeto de Assentamento (PA) no Ceará para trabalhadores rurais sem terra do estado. Localizado no município de Marco, a 234 km de Fortaleza, o PA Cajueirinho Pedra Branca, com 1074,8 hectares de área, será destinado à instalação de 17 unidades agrícolas familiares, de acordo com Estudo de Capacidade e Geração de Renda (ECGR), realizado na área pela divisão de Obtenção de Terras do Incra/CE.

O assentamento foi criado através de Portaria da autarquia, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7). O documento prevê comunicação à prefeitura de Marco sobre a criação do assentamento, para inclusão das futuras famílias assentadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Outra determinação é a atualização no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) acerca da nova situação do imóvel.

Com Cajueirinho Pedra Branca o Incra/CE possui agora 415 PAs, com 20.616 famílias beneficiárias do programa federal de reforma agrária. Marco, município da região norte do estado, agora possui quatro áreas reformadas pelo Governo Federal, com 109 famílias assentadas, nos PAs Buri (37 famílias), Lagoa João de Sá (24) e Diamente (48).

Potencial

O ECGR avaliou que o novo assentamento possui potencial para o cultivo do cajueiro. Fruticultura irrigada e criação de peixes em cativeiro, como a tilápia, são outras duas atividades que podem ser exercidas pelas famílias assentadas, a partir da boa disponibilidade d´água do açude local. Outras atividades recomendadas pelo estudo são bovinocultura leiteira, a criação de aves e cabras, cultivo de culturas de subsistência como mandioca e feijão, além da criação de abelhas, que pode ser exercida em conjunto com tarefas agrícolas e pecuárias.

O ECGR analisa o potencial agrícola e de geração de renda que o imóvel rural e políticas públicas a serem implementadas na área disponibilizam às famílias beneficiárias do Programa Federal de Reforma Agrária.

Fonte: Incra

Em 8.12.2016



Compartilhe