Incra descentraliza R$ 15 milhões para infraestrutura no Oeste do Pará
Parceria vai possibilitar a realização de dez mil CARs em projetos de assentamentos na região da Transamazônica
Uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Pará vai possibilitar a realização de dez mil Cadastros Ambientais Rurais (CARs) em projetos de assentamentos na região da Transamazônica. O CAR promove, na prática, a regularização fundiária e ambiental e possibilita a titulação do imóvel.
O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Carlos Guedes de Guedes, durante reunião com movimentos sociais, representados, em especial, por lideranças de trabalhadores e produtores rurais. O encontro, coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, ocorreu nesta sexta-feira (28), em Altamira, oeste paraense, e contou com a presença de gestores de vários órgãos públicos federais.
Guedes acrescentou que o Incra vai colocar à disposição dos movimentos sociais a relação dos assentamentos onde será realizado o CAR. Informou, também, que a autarquia poderá iniciar, ainda em 2013, o georreferenciamento em outros municípios da região Oeste do estado. O presidente do Incra assumiu ainda o compromisso de avaliar cerca de dois mil processos visando a titulação dos assentados, nas situações em que todos os requisitos legais tenham sido cumpridos.
Estradas e Águas
A fim de atender as demandas da região, o Incra descentralizou R$ 15 milhões para a Superintendência Regional de Santarém e a Unidade Avançada de Altamira para obras de infraestrutura, como a recuperação/conservação de estradas vicinais e a implantação de sistemas de abastecimento de água, desde que essas ações estejam vinculadas a programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida.
Guedes confirmou que o Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) abrirão uma chamada pública para promover assistência técnica na região, em benefício de sete mil famílias. O foco é na produção agroecológica, projetos sustentáveis e produção leiteira. Ele sinalizou que poderá ampliar a parceria com a Emater e aumentar o universo de famílias atendidas com assistência técnica.
Outro compromisso assumido foi o de avaliar cerca de dois mil processos visando a titulação dos assentados, nas situações em que todos os requisitos legais tenham sido cumpridos.
Fonte: Incra
Em 28.6.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Folha de S.Paulo publica nota de esclarecimento do IRIB
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano