Em 05/07/2016
Incra/PI faz regularização fundiária de 170 áreas no município de Colônia do Piauí
A proposta é regularizar e georreferenciar, por meio do acordo de cooperação técnica entre Incra e Interpi, imóveis pertencentes ao patrimônio imobiliário do estado que estão sob o regime de posse, com a respectiva de emissão do título de propriedade
Uma equipe formada por técnicos da Superintendência Regional do Incra no Piauí e do Instituto de Terras do Piauí (Interpi) está desde o dia 8 de junho realizando ações de regularização fundiária no município de Colônia do Piauí, região do Semiárido.
“Até a presente data, já foram georreferenciadas com a continuidade dos trabalhos de regularização fundiária em Colônia do Piauí cerca de 170 áreas correspondentes a 2.600 hectares”, informou o coordenador do Serviço de Regularização Fundiária do Incra/PI, Rubens Cardoso.
A proposta é regularizar e georreferenciar, por meio do acordo de cooperação técnica entre Incra e Interpi, imóveis pertencentes ao patrimônio imobiliário do estado que estão sob o regime de posse, com a respectiva de emissão do título de propriedade. "As famílias têm a posse da terra, mas não tinham o título de propriedade definitiva. É o caso do agricultor Manoel Joaquim, de 74 anos, que mora com sua família na região desde 1959 e só agora, no final do mês de maio, recebeu o título de terra definitivo”, explicou Rubens Cardoso.
O trabalho de regularização fundiária possibilita que os agricultores familiares tenham acesso a políticas públicas, como o crédito rural e assistência técnica, melhorando a qualidade de vida das famílias.
A ação faz parte do Programa de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária, desenvolvido pelo Incra, que tem como objetivo viabilizar a atualização de dados junto aos registros imobiliários. As áreas são cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e é realizada a inserção de dados na base cartográfica do Incra/Interpi.
Fonte: Incra
Em 4.7.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Ausência de averbação da hipoteca não significa nulidade de penhora
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- O Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas em Artigos: RTDPJ à serviço da sociedade
- Três equívocos comuns sobre a função notarial – Parte 2 – Da prova à forma: o notário como jurista
- Divisão amigável. Pessoa jurídica. Sócio estrangeiro. Documentação necessária.