Incra/PR emite certificado de imóveis rurais de Santa Tereza do Oeste
O documento é exigido para toda alteração de área ou dos seus titulares em cartório e corresponde à elaboração de uma planta georreferenciada do imóvel
O município de Santa Tereza do Oeste, no Paraná, foi beneficiado com a entrega da certificação do georreferenciamento de imóveis localizados em sua área industrial, cujos ocupantes tinham apenas a posse. A entrega foi feita pelo Incra e ocorreu no dia 6 de junho, em Curitiba/PR.
De acordo com o superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, o "documento é exigido para toda alteração de área ou dos seus titulares em Cartório e corresponde à elaboração de uma planta georreferenciada deste imóvel". Guedes efetuou a entrega do certificado ao prefeito do município, Amarildo Rigolin, juntamente com o engenheiro cartógrafo e analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra/PR, Fábio Pagliosa Ulkowski.
Os imóveis georreferenciados e certificados pelo Incra foram originados de desmembramentos da Gleba Central/Cascavel, da fazenda Andrada, de propriedade da Acahy Agro Pastoril. "Os proprietários obtinham apenas posse com Escritura Pública de Compra e Venda e agora, com a certificação, terão o Registro no Cartório de Imóveis", disse Guedes.
Além das empresas proprietárias, existem quatro imóveis pertencentes à Prefeitura Municipal de Santa Tereza do Oeste e que agora estão certificados. "Com a certificação do imóvel e a devida matrícula registrada, os empresários poderão requerer financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o que não era possível de ser realizado antes devido a falta de documentos definitivos do imóvel", completa o superintendente do Incra/PR.
Atualmente, o Incra/PR já concluiu 1.146 processos de certificação de imóveis rurais, tem outros 754 aguardando análise no estado e que deverão ser concluídos até o final deste ano. Mais 1.832 processos do Paraná estão em Brasília/DF para ser executados pelo Exército Brasileiro, por meio do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado em novembro de 2011 entre o Incra e o Centro de Imagens e Informações Geográficas do Exército (Cigex) para analisar processos de certificação de georreferenciamento de imóveis rurais. A parceria foi prorrogada até dezembro deste ano, com o objetivo de analisar mais de 16 mil processos de todo o país.
Fonte: Incra
Em 10.6.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
DPE/RO deve fechar convênio para regularização fundiária
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes