Incra: Reforma agrária beneficia 256 famílias no Sul do Pará
São dois imóveis, que totalizam 7.146 hectares
A Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará criou, no dia 29/1, os primeiros projetos de assentamentos no ano de 2016. São dois imóveis, que totalizam 7.146 hectares, incorporados à reforma agrária que beneficiarão 256 famílias de agricultores.
Localizado há apenas 11 quilômetros da cidade de Marabá, o Projeto de Assentamento Três Ilhas foi criado a partir da desapropriação da Fazenda Tibiriçá. Possui área total de 2.306 hectares onde serão criadas 147 unidades agrícolas familiares. O nome escolhido para o assentamento foi o mesmo da praia de água doce que está situada nas imediações do imóvel, às margens do rio Itacaiúnas.
O superintendente Paulo Garcia destaca que o assentamento tem potencial para produzir e fornecer alimentos para Marabá, pois está bem próximo da cidade e dessa forma, gerar renda para as famílias no curto e médio prazos. "Além da segurança jurídica, pois agora essas famílias terão um lugar seguro para produzir, a criação do assentamento vai dar condições dignas de moradia e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do território onde ele está inserido", acrescentou.
Para Garcia, graças à sua localização estratégica, o assentamento Três Ilhas já nasce integrado às demandas urbanas, que espera do campo alimentos saudáveis, ao mesmo tempo em que os assentados terão a oferta dos bens e serviços que a cidade dispõe. "Este será, certamente, um exemplo desta sinergia entre o campo e a cidade", enfatizou.
Marajaí dos Carajás
Nas Glebas Buriti C e Rio Maria, áreas públicas localizadas nos municípios de Sapucaia, Xinguara e Curionópolis, foi criado o Projeto de Assentamento Marajaí dos Carajás. A área total das glebas é de 4.840 hectares e vai possibilitar o assentamento de 109 famílias.
CadÚnico
A partir de agora, o Incra fará a atualização cadastral do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e a inclusão do arquivo gráfico relativo ao seu perímetro na base de dados cartográficos da autarquia. A Regional também irá informar às prefeituras dos municípios onde os assentamentos estão inseridos, sobre a criação dos projetos de assentamentos, para inclusão das famílias selecionadas pelo Incra no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Fonte: Incra
Em 1.2.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Usucapião administrativa ou extrajudicial
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório