Em 02/02/2016

Incra: Reforma agrária beneficia 256 famílias no Sul do Pará


São dois imóveis, que totalizam 7.146 hectares


A Superintendência Regional do Incra no Sul do Pará criou, no dia 29/1, os primeiros projetos de assentamentos no ano de 2016. São dois imóveis, que totalizam 7.146 hectares, incorporados à reforma agrária que beneficiarão 256 famílias de agricultores.

Localizado há apenas 11 quilômetros da cidade de Marabá, o Projeto de Assentamento Três Ilhas foi criado a partir da desapropriação da Fazenda Tibiriçá. Possui área total de 2.306 hectares onde serão criadas 147 unidades agrícolas familiares. O nome escolhido para o assentamento foi o mesmo da praia de água doce que está situada nas imediações do imóvel, às margens do rio Itacaiúnas.

O superintendente Paulo Garcia destaca que o assentamento tem potencial para produzir e fornecer alimentos para Marabá, pois está bem próximo da cidade e dessa forma, gerar renda para as famílias no curto e médio prazos. "Além da segurança jurídica, pois agora essas famílias terão um lugar seguro para produzir, a criação do assentamento vai dar condições dignas de moradia e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do território onde ele está inserido", acrescentou.

Para Garcia, graças à sua localização estratégica, o assentamento Três Ilhas já nasce integrado às demandas urbanas, que espera do campo alimentos saudáveis, ao mesmo tempo em que os assentados terão a oferta dos bens e serviços que a cidade dispõe. "Este será, certamente, um exemplo desta sinergia entre o campo e a cidade", enfatizou.

Marajaí dos Carajás

Nas Glebas Buriti C e Rio Maria, áreas públicas localizadas nos municípios de Sapucaia, Xinguara e Curionópolis, foi criado o Projeto de Assentamento Marajaí dos Carajás. A área total das glebas é de 4.840 hectares e vai possibilitar o assentamento de 109 famílias.

CadÚnico

A partir de agora, o Incra fará a atualização cadastral do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e a inclusão do arquivo gráfico relativo ao seu perímetro na base de dados cartográficos da autarquia. A Regional também irá informar às prefeituras dos municípios onde os assentamentos estão inseridos, sobre a criação dos projetos de assentamentos, para inclusão das famílias selecionadas pelo Incra no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Fonte: Incra

Em 1.2.2016



Compartilhe