Em 15/07/2016
Incra/RS atualiza dados cadastrais de imóveis rurais de Sobradinho
A ação é realizada por recomendação do MPF para que a autarquia efetue a conferência entre a área cadastrada no SNCR em relação ao total de terras do município
A Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul realiza de 19 de julho a 30 de agosto atualização cadastral de todos os imóveis rurais de Sobradinho (RS). A ação é realizada em decorrência de uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para que a autarquia efetue a conferência entre a área cadastrada no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) em relação ao total de terras do município.
“O município de Sobradinho tem área oficial de 128,084 km², que equivale a 12.808,4 hectares. Já a área cadastrada no SNCR é de 22.899,9095 hectares, de acordo com a última apuração feita pelo Incra/Brasília (178,8% da área territorial)”, menciona o chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/RS, Luís Renato Jasniewicz.
Procedimentos
Para fazer a atualização, os detentores de imóveis rurais – que possuem escritura, título do Estado, sentença de usucapião, entre outros - devem se dirigir à Unidade Municipal de Cadastramento (UMC) em Sobradinho ou em outro município da região. Em Porto Alegre, a Sala da Cidadania do Incra também atenderá os proprietários. Igualmente, os proprietários podem fazer via internet pelo endereço https://sncr.serpro.gov.br/edp.
É necessário levar os documentos do imóvel como matrícula atualizada do registro de imóveis para a área registrada; escritura pública ou outro documento passível de registro para posse a justo título; declaração do município em caso de posse por simples ocupação, além de documentos pessoais do casal – se for o caso. “Carteira de Identidade, CPF e mesmo Certidão de Casamento”, são alguns dos documentos pessoais aceitos para identificação, segundo Jasniewicz. Para as áreas em condomínio, terão que ser apresentados os documentos de todos os proprietários.
Imóveis rurais que não apresentarem atualização cadastral estarão sujeitos à inibição do cadastro junto ao SNCR, impossibilitando a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) até sua regularização junto ao Incra.
Confira aqui o endereço das Unidades Municipais de Cadastramento no Rio Grande do Sul.
Fonte: Incra/RS
Em 14.7.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Convênio entre cartórios e Receita garante emissão imediata de CNPJ
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes