Em 04/10/2016
Incra vai fazer regularização fundiária no território Cantuquiriguaçu no Paraná
O trabalho viabilizará aos agricultores familiares e demais posseiros a permanência na terra, por meio da segurança jurídica de posse e título do imóvel
A Superintendência Regional do Incra no Paraná deu início a uma ação de regularização fundiária no Estado que deverá atender pelo menos 246 ocupações no território Cantuquiriguaçu. O trabalho, que teve início nessa segunda-feira (3/10), é coordenado pelo Serviço de Regularização Fundiária do Incra sediado no município de Cascavel e viabilizará aos agricultores familiares e demais posseiros a permanência na terra, por meio da segurança jurídica de posse e título do imóvel.
A regularização fundiária alcançará parte da Gleba 5 da Colônia São João do Sul, em uma área de 3.808 hectares que se estende pelos municípios de Nova Laranjeiras, Diamante do Sul e Guaraniaçu (PR), registrada em nome da União. As ocupações a serem regularizadas possuem, majoritariamente, áreas abaixo de quatro módulos fiscais.
“A Colônia São João do Sul, criada pelo Estado do Paraná nas décadas de 1950 e 1960, está encravada no Terreno Catanduvas, que foi declarado de domínio da União no acórdão da Apelação Cívil nº 9.621-1-PR. Essa parte da Gleba 5 não foi alcançada pelos títulos estaduais. Dessa forma, as ocupações configuram posses por simples ocupações e serão regularizadas conforme as regras estabelecidas pelo Decreto-Lei nº 1942, de 31 de maio de 1982”, explica Adilson Souza, coordenador do Serviço de Regularização Fundiária do Incra/PR.
O processo de regularização fundiária é composto por três etapas: o georreferenciamento, que consiste em um sistema capaz de garantir a medição precisa e atualizada das propriedades; o cadastro, com o levantamento de informações numéricas e literais relativas às propriedades; e a titulação, dada aos posseiros agricultores familiares que estiverem em áreas passíveis de regularização.
Nesta ação a ser realizada no Paraná, os trabalhos de campo constituídos de demarcação topográfica georreferenciada, vistoria rural e atualização cadastral deverão ser realizados até o final de 2016. As instruções processuais de titulação deverão ser finalizadas no primeiro semestre de 2017.
A ação de Regularização Fundiária do Incra permite o conhecimento da situação fundiária brasileira, tornando-se um instrumento para o planejamento e a proposição de políticas públicas locais, como o crédito rural e a assistência técnica.
Fonte: Incra
Em 4.10.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
STJ não permite penhora de fração de imóvel de luxo onde reside família devedora
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano