Inscrições abertas para curso “Aperfeiçoamento na Atividade Extrajudicial: Módulo Introdutório, Módulos I, II e III”
A capacitação é direcionada aos magistrados e servidores do TJ-PI, colaboradores, delegatários, interinos e prepostos das serventias extrajudiciais do Piauí.
A Escola Judiciária do Piauí (EJUD) irá realizar o curso “Aperfeiçoamento na Atividade Extrajudicial”, com carga horária total de 32 h/a. A formação será realizada nos seguintes moldes: dias 13/10 e 15/10 de 2021 (Módulo Introdutório); dias 20/10 e 22/10 de 2021 (Módulo I); dias 25/10 e 27/10 de 2021 (Módulo II); dias 03/11 e 05/11 de 2021 (Módulo III), no horário das 14h às 17h30min.
As inscrições foram abertas nesta terça-feira (28) e seguem até 01/10. Para inscrever-se, acesse o link: http://www.tjpi.jus.br/sysejud/events/courses_external.
A capacitação é direcionada aos magistrados e servidores do TJ-PI, colaboradores, delegatários, interinos e prepostos das serventias extrajudiciais do Piauí. Ao todo, serão disponibilizadas 50 vagas, com preenchimento por ordem de inscrição.
A formação será desenvolvida na modalidade de ensino remoto (aulas online ao vivo), por meio da plataforma Cisco Webex. Para a disponibilização de materiais relativos ao curso , também poderá ser utilizada a plataforma EaD Moodle, da Escola Judiciária.
O curso justifica-se pela necessidade de capacitação dos profissionais que lidam com o sistema dos serviços notariais e de registro, visando proporcionar a compreensão adequada da organização dos órgãos correicionais, bem como suas principais funções, atos, procedimentos e precedentes, que impactam diretamente na prestação de cada um dos serviços extrajudiciais.
Ao fim, espera-se contribuir para o aprimoramento de toda a sociedade, seja na qualidade de usuários do serviço público, como advogados, como servidores e colaboradores dos Cartório, despertando um senso crítico na atividade extrajudicial.
Conteúdo Programático:
Módulo Introdutório (Instrutor: Danilo da Rocha Luz Araújo)
Unidade I – Princípio da Segurança Jurídica no Sistema Notarial e Registral
Unidade II – Atuação dos órgãos correicionais
Unidade III – Casos uniformizados pela Vice-Corregedoria Geral de Justiça do Piauí
Módulo I (Instrutor: Staini Alves Borges)Unidade I – Introdução: Aspectos Gerais das Serventias Extrajudiciais; Provimentos e Decisões do CNJ e Corregedoria
Unidade II – Tabelionato de Protesto
Unidade III – Tabelionato de Notas
Módulo II (Instrutora: Anna Bárbara Alencar de Sá e Freitas)
Unidade I – Registro Civil das Pessoas Naturais
Unidade II – Registros de Títulos e Documentos
Unidade III – Registro Civil de Pessoas Jurídicas
Módulo III (Instrutor: Alisson de Abreu Almeida)
Unidade I – Origem histórica e evolutiva do registro de imóveis no Brasil. Princípios no registro de imóveis. Transcrição e matrícula. Atribuições, Procedimento interno e Livros do registro de imóveis. Títulos: tipos e tramitação no registro de imóveis.
Unidade II – Diferenciação entre registro e averbação e seus efeitos. Qualificação de títulos que são apresentados no Cartório. Procedimento administrativo da suscitação da dúvida, recurso administrativo e dúvida inversa. Tipos de retificação imobiliária. Usucapião extrajudicial: seus aspectos práticos, registrais e ata notarial.
Por fim, importa salientar que as inscrições efetivadas serão regidas pelas regras de inscrição e participação em ações formativas promovidas pela EJUD/TJPI, estabelecidas pela Portaria n. 4101, de 11 de outubro de 2018. Além disso, os cursistas devem anuir com a cessão gratuita do direito de imagem e voz, para os fins estabelecidos pela Portaria Nº 1021/2021 – PJPI/EJUD-PI, vedada a utilização com finalidade lucrativa.
FONTE: EJUD-PI
Fonte: TJPI.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Georreferenciamento. Imóvel em condomínio. Requerimento – legitimidade.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório