Em 30/09/2022

Intercâmbio de conhecimentos, multi capacitações e reunião com o Extrajudicial marcam o segundo dia do Encontro Regional da 9ª Região Judiciária


Reuniões são de suma importância para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.


Troca de experiências diversificadas, reflexões sobre o desenvolvimento das habilidades interpessoais no ambiente de trabalho, formação contínua de servidores e servidoras, e reunião com representantes do serviço Extrajudicial foram o destaque do segundo dia de atividades do Encontro Regional da 9ª Região Judiciária nesta quinta-feira, 29. Caldas Novas, que é a Comarca Polo, sedia o evento promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em conjunto com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), responsável pelas certificações.

O que é essencial para que haja uma comunicação assertiva, de forma não violenta, com empatia e clareza? Com esse questionamento reflexivo as servidoras Patrícia Magalhães e Izabella Machado, da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Goiás, abriram pela manhã a capacitação Liderar é Servir. Com sensibilidade, elas demonstraram aos servidores (as) da 9ª Região Judiciária a importância de se expressar com clareza e respeito pelo outro.

O treinamento focou no desenvolvimento de habilidades relacionadas a manutenção de um ambiente de trabalho harmônico bem como na sabedoria para reconhecer e estimular no dia a dia os colegas de trabalho desenvolvendo, assim, habilidades interpessoais.

É preciso colocar a própria consciência na forma de se comunicar, no padrão linguístico, para melhorar as habilidades sociais, a maneira adequada de se comportar nas relações profissionais. A comunicação é o meio que gera essa conexão porque quando falamos com o coração todos os poros se comunicam uns com os outros”, ensinaram.  

A “linguagem da valorização”, foi outro aspecto pontuado pelas servidoras, já que, conforme explicaram, apenas um olhar de rejeição ou desaprovação pode ter consequências muito ruins. “Um elogio que traz a verdade e é sincero pode modificar uma relação, estimular a autoestima do outro. A comunicação violenta é expressada não só por palavras agressivas, mas com gestos bruscos. Nossa atenção para o outro é muito importante e nunca devemos nos esquecer disso. Faz parte da nossa missão e é nosso dever como servidores públicos nos relacionarmos bem e propiciar um tratamento digno e humano para todos que estão à nossa volta, incluindo nesse rol colegas, magistrados (as), advogados (as) e jurisdicionados de forma geral”, ressaltaram.  

Extrajudicial: parceria e bons frutos

Ao estabelecer mais uma vez um diálogo aberto com os cartorários, o juiz Ricardo Dourado, auxiliar da CGJGO e responsável pela área do Extrajudicial em Goiás, deu início à reunião agradecendo a parceria profícua estabelecida com os representantes dos cartários extrajudiciais nesta gestão da CGJGO, que tem à frente o desembargador Nicomedes Borges.

De forma cordial e receptiva, a anfitriã do evento juíza Vaneska Baruki, diretora do Foro de Caldas Novas, também saudou os cartorários e demais presentes lembrando que essas reuniões são de suma importância para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade e se colocou à disposição para qualquer auxílio ou apoio necessários. 

A reunião aconteceu em dois momentos diferentes: no primeiro são abordados temas relevantes referentes ao Foro Extrajudicial e reuniões previamente agendadas pela CGJGO com os cartorários que almejam tratar de outros assuntos específicos e questões pontuais. Já no segundo é realizada uma capacitação voltada aos cartorários participantes da reunião (na mesma sala, em ambiente virtual).

Foram tratados temas sobre o cronograma das correições ordinárias relativa ao segundo semestre de 2022, cujo comparecimento do titular ou interino é obrigatório (art. 39, XXIII do CNPFE), correições extraordinárias (art. 19, II, CNPFE), ordinárias periódicas (que serão realizadas no primeiro semestre de 2023), contratações de prepostos, reajuste de salários, bens e serviços, sistema declaração de custeio, manual do responsável patrimonial, de acordo com o que orienta o Ofício Circular nº 187/2022; comunicação de operações suspeitas ao SISCOAF (Provimento nº 88/2019, do CNJ).

Outras abordagens

Outros assuntos debatidos foram referentes ao Provimento nº 134/2022, do CNJ (medidas de adequação à LGPD); Recomendação nº 50/2022, do CNJ, que dispõe acerca da erradicação do sub-registro recomendando a promoção dos registros de nascimento, natimorto e óbito, independentemente da apresentação dos números de CPF dos pais; Provimentos nºs 16/2012, 63/2017 e 83/2019, do CNJ (Imprescindibilidade de a declaração de reconhecimento de maternidade ou paternidade ocorrer perante o oficial de registro das pessoas naturais, independente de o vínculo ser biológico ou socioafetivo); a alimentação semestral dos dados de arrecadação e produtividade no Sistema Justiça Aberta (Provimento nº 24/2012, do CNJ), horário de atendimento ao público nos dias de jogos do Brasil, e utilização do selo correspondente ao ato praticado.

Participações

Pela Corregedoria marcaram presença Helenita Neves de Oliveira e Silva, secretária-geral da CGJGO, Ubiratan Alves Barros, assessor de Orientação e Correição, Marco Antônio de Oliveira, diretor da Divisão de Gerenciamento dos Sistemas do Extrajudicial, e Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas, área responsável pela organização do evento.

No âmbito do Extrajudicial estiveram presentes os cartorários Alan Lourenço Nogueira, presidente da Associação dos Registradores das Pessoas Naturais de Goiás (Arpen-GO); Irley Quintanilha, representando Alex Valadares Braga, presidente do Colégio Notarial do Brasil Seção Goiás (CNB/GO); e Naurican Ludovico Lacerda, do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Estado de Goiás (IRTDPJ/GO).

Leque de capacitações

Nesta manhã foram ministradas capacitações em PJD - Parte Geral /Cível e Criminal,  Foro Extrajudicial 1, Foro Judicial, além do Liderar é Servir. Pela tarde, logo após a reunião institucional com representantes do Extrajudicial, aconteceu a capacitação do Foro Extrajudicial 2 e do PJD Criminal. Todas foram promovidas somente pela via on-line.

Nesta sexta-feira, 30, último dia do Encontro, dia 30, o evento será realizado na modalidade híbrida (on-line e presencial). Este é o 11º Encontro promovido em 2022 pela CGJGO, na gestão do desembargador Nicomedes Borges.

Integram a 9ª Região Judiciária, além de Caldas Novas, Corumbaíba, Catalão, Cumari, Goiandira, Ipameri, Orizona, Pires do Rio e Santa Cruz de Goiás. 

Fonte: TJGO (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás/Prints e edição de imagem: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO).



Compartilhe