IRIB e Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo firmam convênio para cooperação acadêmica em direito privado
A parceria envolverá desenvolvimento de pesquisas, participação em seminários, intercâmbio de pesquisadores, edição de publicações, entre outras atividades
Na manhã do dia 9 de agosto, terça-feira, o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e a Rede de Pesquisa de Direito Civil Contemporâneo (RDCC)/ Contemporary Private Law Research Network firmaram convênio visando à cooperação acadêmica na área de Direito Privado. A RDCC é uma entidade personalizada que congrega universidades e núcleos de pesquisa dos programas de pós-graduação a elas vinculados.
O convênio acadêmico envolverá o desenvolvimento de pesquisas conjuntas; a participação em seminários, congressos e eventos de pesquisa; o intercâmbio de pesquisadores; o encaminhamento de escritos acadêmicos, a edição de publicações conjuntas ou isoladas, e outras atividades pertinentes ao desenvolvimento científico do Direito Privado.
A primeira ação é a participação do IRIB com a tradução e revisão da obra “The Law of Obligations: Roman Foudantions of the Civilian Tradition”, de autoria de Reinhard Zimmermann, publicada pela Oxford University Press, em 1996. O professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Otavio Luiz Rodrigues Junior ressaltou a importância da publicação e do autor. “O Zimmermann é catedrático da Universidade de Rastibona e diretor do Instituto Max Planck, ambos na Alemanha. O IRIB vai contribuir na tradução daquele que seria hoje o maior privatista do cenário internacional vivo. Temos, portanto, como oportunidade de cultura jurídica uma obra que pelos próximos 40 anos vai ser referência no Direito Privado. É um marco para a literatura jurídica”, disse.
O presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, na assinatura do convênio, destacou que a parceria é de grande prestígio para o Instituto, tendo em vista a contribuição da obra para o meio acadêmico. “Um dos nossos objetivos, desde a fundação em 1974, é o desenvolvimento dos estudos necessários para a modernização dos métodos de trabalho, além do aperfeiçoamento de caráter técnico e cultural. Poder contribuir para a cultura brasileira, com o lançamento de uma obra tão importante, é para nós, registradores brasileiros, uma oportunidade ímpar”.
Também participaram da ocasião o vice-presidente do IRIB para o Estado de Pernambuco, Valdecy José Gusmão da Silva Júnior; o registrador de imóveis em Vera Cruz/RS, Julio Weschenfelder; o registrador de imóveis substituto Cassiano Teló de Lima, e a professora da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco Larissa Maria de Moraes Leal. Na oportunidade, Lamana Paiva entregou nas mãos do professor Otavio Luiz o livro “Do manuscrito ao registro eletrônico”, que conta a história do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre/RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 11.08.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
O Portal de Integração do Registro Eletrônico brasileiro é o tema do Encontro Nacional
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano