IRIB firma Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria do Patrimônio da União
A finalidade da parceria é formular e implantar medidas conjuntas visando à regularização dos imóveis da União
Formular e a implementar medidas conjuntas voltadas ao aperfeiçoamento do registro imobiliário dos bens imóveis públicos federais. Este é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e o IRIB nesta quinta-feira, 4/7, em Brasília/DF. O acordo foi assinado pelo presidente do Instituto, Ricardo Basto da Costa Coelho, e pela secretária do Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes.
“Temos uma grande expectativa com a parceria que firmamos com o IRIB. O acordo e o plano de trabalho proposto vão auxiliar a SPU no cumprimento da sua principal função, que é dar destinação social e econômica para as áreas públicas federais, dentro da regularidade. Hoje damos um passo importantíssimo para que isso ocorra”, afirmou a secretária Cassandra Maroni.
O presidente do IRIB lembrou que o ACT é um desdobramento de uma parceria iniciada em setembro de 2012, quando foi assinado um protocolo de intenções, por ocasião do Encontro Nacional, em Maceió/AL. “Nosso Instituto tem muito a contribuir para a regularização dos imóveis da União e faremos um esforço junto aos registradores de imóveis de todos os estados para que isso aconteça. O Acordo de Cooperação vem em boa hora, no momento em que estamos implantando o sistema de registro eletrônico no Brasil”, comentou.
O acordo firmado entre a SPU e o IRIB inclui a formação de um grupo de trabalho com representantes das duas instituições. Os estudos realizados terão a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento de técnicas conjuntas, no intuito de simplificar, qualificar e aumentar a segurança jurídica dos atos de gestão patrimonial e de registro dos imóveis públicos federais.
Durante a assinatura do ACT, também estavam presentes o secretário adjunto da SPU, Patryck Araújo Carvalho; o diretor do Departamento de Destinação do Patrimônio, Luciano Ricardo Azevedo Roda; a diretora do Departamento de Caracterização do Patrimônio, Eliane Hirai; o diretor do Departamento de Gestão de Receitas Patrimoniais, Paulo Eduardo Toncovitch; o coordenador-geral de Regularização Patrimonial, Claudson Moreira; o coordenador-geral de Controle de Utilização do Patrimônio, José Gustavo Barbosa Villaça; a secretaria-adjunta, Louise Henriques Ritzel; o coordenador-geral de Incorporação, Arthur Oliveira Chagas; e a chefe de Divisão do Apoio Jurídico Patrimonial, Iraneide Rocha.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 04.07.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CSM/SP: Inventário extrajudicial. Requisitos legais – descumprimento.
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano