Em 12/07/2022

IRIB participa de reunião da ADEMI/AM sobre mercado imobiliário no Estado


Vice-Presidente do Instituto pelo Estado do Amazonas apresentou palestra sobre a Lei n. 14.382/2022.


A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (ADEMI/AM) realizou, em 06/07/2022, uma reunião para discutir aspectos do mercado imobiliário no Estado. Na ocasião, a Vice-Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil pelo Estado do Amazonas (IRIB) e Registradora de Imóveis em Manaquiri/AM, Silvana Martins da Silva Lima, apresentou aos participantes palestra acerca da Lei n. 14.382/2022, que cria e regulamenta o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP).

De acordo com a notícia divulgada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (ANOREG/AM), além de associados da ADEMI/AM, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e da Prefeitura de Manaus/AM. Em sua palestra, Silvana Lima destacou as alterações na legislação destinadas à modernização dos serviços prestados pelos Cartórios. A Vice-Presidente destacou, ainda, ser de suma importância estabelecer um bom diálogo entre as Serventias Extrajudiciais e o mercado imobiliário, tendo em vista as inovações trazidas pela Lei n. 14.382/2022 ser uma oportunidade para os Cartórios mostrarem sua importância para a sociedade.

Silvana Lima também afirmou que “a repercussão do conteúdo entre os presentes foi positiva, sobretudo quanto à redução dos prazos. Há um grande anseio da regulamentação pelo Conselho Nacional de Justiça quanto ao Sistema Eletrônico de Registros Públicos, principalmente no que diz respeito aos extratos eletrônicos, o que permitirá que os atos e negócios jurídicos sejam registrados e consultados eletronicamente.”

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/AM.



Compartilhe