Em 18/03/2015

IRIB pesquisa sobre o grau de informatização dos cartórios de registro de imóveis


Dados dos 1.061 formulários respondidos serão apresentados ao CNJ. Registradores de todos os Estados da Federação e o DF participaram da pesquisa


Considerando a iminente regulamentação do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis pela Corregedoria Nacional de Justiça, o IRIB fez uma pesquisa inédita junto aos registradores de imóveis de todo o país, com o objetivo de aferir o grau de informatização dos cartórios e verificar as reais condições tecnológicas dos serviços registrais brasileiros.

Durante três semanas, o IRIB divulgou e disponibilizou a pesquisa em seu portal. Entre os 3.600 registradores de imóveis brasileiros, 1.061 participaram, o que equivale a 30% do total. Todos os Estados da Federação e o Distrito Federal foram representados, sendo que Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso tiveram, juntos, 506 formulários respondidos.

De acordo com as informações levantadas, quanto ao grau de informatização, por exemplo, 40.2% informaram que consideram seus cartórios totalmente informatizados, 53.9% parcialmente informatizados e 5.9% não informatizados. A pesquisa também verificou a existência de gerenciamento banco de dados e se a serventias possuem sistema informatizado para a prática dos procedimentos registrais, entre outras questões.

“A partir desta amostragem, agora dispomos de dados necessários para a efetivação do registro eletrônico de imóveis no país. Sabemos que os cartórios das comarcas menores e das regiões mais pobres do Brasil precisam da ajuda das entidades de classe", diz o presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva. Segundo ele, os resultados finais da pesquisa serão apresentados oficialmente ao Conselho Nacional de Justiça.

Resultados da pesquisa

Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB

Em 17.03.2015



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