IRIB Responde: Parcelamento do solo urbano
É possível a existência de lote com área inferior a 125m²
Pergunta: Foi apresentado neste cartório um pedido de desmembramento onde parcela-se um terreno urbano medindo 240m2 em dois novos lotes, sendo um com área de 93,41m2 e outro com área de 146,59m2. É possível o desmembramento pretendido, mesmo que um lote fique com área inferior a 125m²?
Resposta: O registro deste desmembramento vai depender se os terrenos serão anexados a outros ou daquilo que sua legislação municipal sobre o uso e ocupação do solo dispuser. Explicamos:
Embora a Lei de Parcelamento do Solo Urbano estabeleça, em seu art. 4º, II, que os lotes deverão ter “área mínima de 125 m² (cento e vinte e cinco metros quadrados) e frente mínima de 5 (cinco) metros, salvo quando a legislação estadual ou municipal determinar maiores exigências, ou quando o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos habitacionais de interesse social, previamente aprovados pelos órgãos públicos competentes”, podemos notar que a própria Lei nº 6.766/79 abre espaço para a legislação municipal ou estadual dispor sobre o assunto. Isso decorre da competência estabelecida pela Constituição Federal no que diz respeito à competência do município para legislar sobre o ordenamento territorial, parcelamento e ocupação do solo (art. 30, VIII).
Portanto, se nenhum dos lotes tiver área inferior ao que dispõe sua legislação municipal, o registro será possível, desde que não se verifique outros impeditivos quando da qualificação do título. Vale lembrar, ainda, que se sua legislação municipal ou de seu Estado, nada estabelecerem quanto a área mínima de lotes, a legislação federal deverá ser observada.
Finalizando, recomendamos sejam consultadas as Normas de Serviço da Corregedoria-Geral da Justiça de seu Estado, para que não se verifique entendimento contrário ao nosso. Havendo divergência, recomendamos obediência às referidas Normas, bem como a orientação jurisprudencial local.
Seleção e comentários: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJAL: Provimento da CGJ define regras para indisponibilidade de bens
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024