IRIB Responde - Sociedade empresária – dissolução. Transferência da propriedade imóvel – título hábil.
Questão esclarece acerca do título hábil para transferência da propriedade imóvel quando da dissolução de sociedade empresária.
IRIB Responde O Boletim Eletrônico do IRIB traz, nesta edição, questão acerca do título hábil para transferência da propriedade imóvel, quando da dissolução de sociedade empresária. Veja como a Consultoria do IRIB se manifestou acerca do assunto, valendo-se dos ensinamentos de Ulysses da Silva:
Pergunta
No caso de dissolução da sociedade empresária, a transferência da propriedade imóvel, cuja proprietária é a sociedade, pode ser formalizada por instrumento particular?
Resposta
Acerca do tema, vejamos o que nos explica Ulysses da Silva:
“Dissolvida a sociedade, sujeita a registro nas Juntas Comerciais, a sua liquidação será levada a efeito nos termos dos artigos 1.102 e seguintes do Código Civil. Existindo bens imóveis e não havendo impedimento judicial, a partilha ou divisão terá ingresso no Registro Imobiliário, mediante a apresentação dos mesmos documentos exigidos para a venda e compra.
Quanto à formalização do ato de transferência da propriedade imóvel, nem a Lei 6.404/76, a chamada Lei das Sociedades Anônimas, nem a Lei 8.934/94, prevê, de maneira clara e expressa, no caso de dissolução da sociedade, a utilização de contrato particular, como título hábil, mesmo que autenticado pela Junta Comercial, sendo recomendável, por tal razão, a escritura pública.” (SILVA, Ulysses da. Direito Imobiliário – O Registro de Imóveis e Suas Atribuições – A Nova Caminhada. safE, Porto Alegre, 2008, p. 215).
Finalizando, recomendamos sejam consultadas as Normas de Serviço da Corregedoria-Geral da Justiça de seu Estado, para que não se verifique entendimento contrário ao nosso. Havendo divergência, recomendamos obediência às referidas Normas, bem como a orientação jurisprudencial local.
Seleção: Consultoria do IRIB
Fonte: Base de dados do IRIB Responde
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Cadernos IRIB: Enfiteuse – Aforamento ou Emprazamento é tema da quarta cartilha da coleção
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Novos precedentes do TJ-SP sobre a renúncia prévia a direitos sucessórios
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.