Em 02/07/2013

Iteracre anuncia regularização fundiária em quatro bairros da capital


Quase quatro mil famílias vão ser beneficiadas com o Título de Propriedade


O Instituto de Terras do Acre (Iteracre) anuncia que o início do processo de regularização fundiária dos bairros Pista, Glória, Bahia Nova e Bahia Velha devem começar no segundo semestre deste ano. Quase quatro mil famílias vão ser beneficiadas com o Título de Propriedade. “São bairros que já estão consolidados e possuem infraestrutura básica, por isso foram escolhidos”, explica o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.

O trabalho realizado pelo Iteracre só é possível, devido à parceria com a Prefeitura de Rio Branco, que auxilia cadastrando a população que reside nos bairros. O presidente do bairro Bahia Velha, José Cunha, disse que a regularização fundiária é uma reinvindicação antiga da comunidade. “Há muito tempo os moradores questionavam quando receberiam o documento da terra”, disse. Atualmente, cerca de 700 famílias vivem no bairro Bahia Velha.

José Conceição, que é líder da comunidade do bairro da Pista, onde mora mais de 800 famílias, disse que está satisfeito com esse avanço. Ele afirma que a regularização fundiária vai marcar a vida desses moradores. “Todo mundo tem o sonho de ter em mãos um documento que comprove que somos donos da propriedade”, disse Seu José.

Dona Maria José, está na liderança da comunidade do bairro Bahia Nova, onde mais de 700 famílias vão receber o Título de Propriedade. “Sair da ilegalidade é um momento que todos os moradores estão aguardando, estamos todos entusiasmados aguardando o início das atividades”, afirma.

No bairro da Glória, a situação não é diferente. Segundo a presidente Eliane Rêgo, aproximadamente 800 famílias residem no local. Ela explica que grande parte dos moradores tem o anseio de buscar financiamentos. “As pessoas querem ser legalizadas pra poder ter acesso aos programas do governo que facilitam a construção, reforma ou ampliação da residência” explica.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Em 1/7/2013



Compartilhe