Em 30/08/2022

Juiz corregedor-auxiliar da CGJ/AM profere palestra sobre “Regularização Fundiária Urbana” em evento online promovido pela Associação Amazonense de Municípios


Capacitação foi direcionada a secretários municipais, gestores e delegatários dos serviços extrajudiciais.


Igor palestra

“Regularização Fundiária Urbana” foi o tema da palestra ministrada pelo juiz-corregedor auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, Igor Campagnolli, ao participar, na última sexta-feira (26/08) de um evento de capacitação realizado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM).

A palestra foi ministrada por meio de videoconferência e acompanhada por secretários municipais, gestores públicos, delegatários dos serviços extrajudiciais e demais interessados.

Campagnolli apresentou os conceitos e fundamentos legais vigentes da regularização fundiária no País e informou sobre ações em curso e as que serão desenvolvidas pela Corregedoria de Justiça do Amazonas com o objetivo de estimular a regularização urbanística no Estado.

O juiz corregedor-auxiliar também citou o resultado de debates nacionais sobre o tema, com destaque aos enunciados divulgados há poucos dias durante o "1.º Fórum Nacional Fundiário", realizado em Mato Grosso do Sul, do qual o magistrado e a juíza-corregedora auxiliar da CGJ/AM Vanessa Leite, participaram.

Em sua exposição, o magistrado lembrou que mais do que o registro da propriedade, a regularização fundiária desenvolve a dignidade a quem se beneficia dela. “Assim sendo, o Município tem papel fundamental na regularização, cabendo a este a iniciativa do processo administrativo; da classificação do procedimento (como Regularização de Interesse Social ou de Interesse Específico); a aprovação da proposta de parcelamento; a emissão da Certidão de Regularização Fundiária assim como a remessa do projeto pronto ao cartório de imóveis”, citou Igor Campagnolli, mencionando, de igual forma, a importância dos registradores como agentes de regularização no Município.

Lembrando os resultados das discussões realizadas na ocasião do "1.º Fórum Nacional Fundiário", o magistrado citou que o Poder Judiciário, por meio da Corregedoria de Justiça, atua como um catalizador de esforços para orientar e estimular a regularização fundiária, e anunciou medidas que serão lançadas em breve pela Corregedoria de Justiça do Amazonas com essa finalidade. “Estamos trabalhando e nos próximos dias a CGJ/AM lançará um amplo projeto, contemplando quatro eixos, para favorecer a regularização urbanística no Estado. O projeto vai abranger quatro eixos (Normativo, Integrativo, Acadêmico-prático e Positivo) os quais serão, em breve, anunciados e com os quais pretendemos conclamar prefeitos, secretários municipais e registradores para uma ampla mobilização em favorecimento à regularização fundiária no Amazonas”, concluiu o magistrado, enaltecendo a Associação Amazonense dos Municípios por promover o encontro de formação.

Além do juiz-corregedor auxiliar, Igor Campagnolli, o evento promovido pela AAM também contou com palestra ministrada pela Oficial de Registro de Coari, Taís Batista. 

#PraTodosVerem: Na foto principal que ilustra a matéria, o registro fotográfico do juiz-corregedor auxiliar, Igor Campagnolli, em seu gabinete de trabalho, com dois monitores de computador à sua frente, pelo qual foi transmitida sua palestra. O magistrado está vestido com o paletó de cor preta e sob sua mesa de trabalho é possível observar um aparelho telefônico, mouse, porta-lápis e outros objetos, dentre os quais: canetas, régua e grampeador.

Fonte: CGJ/AM (Assessoria de Comunicação Social/Afonso Júnior (CGJ/AM)/Fotos: Acervo CGJ/AM).



Compartilhe