Justiça Federal do DF determina desocupação de imóvel da Funarte
A 17ª Vara também determinou a expedição de mandado liminar de reintegração de posse no edifício sede da fundação, em Brasília, ocupado pelo Movimento Ocupa Minc-DF
No dia 13 de julho, a 17ª Vara da Justiça Federal do DF deferiu liminar de reintegração de posse proposta pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e determinou a expedição de mandado liminar de reintegração de posse no edifício sede da fundação, em Brasília, ocupado pelo Movimento Ocupa Minc-DF.
A juíza federal Diana Wanderlei, em substituição na 17ª Vara, determinou que a parte ré deve "desocupar espontaneamente o imóvel no prazo improrrogável de 24 horas", a partir da intimação da decisão. O Movimento Ocupa Minc-DF também ficou obrigado a não mais obstruir o acesso ao referido espaço público.
Caso a ré não cumpra a determinação judicial dentro do prazo fixado, terá de pagar multa diária no valor de R$ 10 mil. "Para a efetivação da reintegração liminar, o oficial de justiça fica autorizado a utilizar a força da Polícia Federal, da Polícia Militar do Distrito Federal e de toda e qualquer outra autoridade de repressão e de vigilância que se façam necessárias", trecho da decisão.
Alegações da autora da ação
De acordo com a Funarte, desde o dia 17 de maio de 2016, o seu prédio sede foi invadido por manifestantes, contrários à extinção do Ministério da Cultura, e tal situação tem causado transtornos às atividades culturais, tendo em vista o número de ocupantes, aproximadamente 500 pessoas.
Outra queixa destacada pela autora é que a ocupação indevida e desordenada fragiliza a segurança dos servidores e dos cidadãos frequentadores do espaço cultural.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
NOTA DE FALECIMENTO
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024