Em 04/05/2021

Kollemata é base para dissertação de mestrado na USP


Defesa da tese ocorreu hoje, 4/5/2021, a partir das 11h.


Intitulada “Algoritmos baseados em atenção neural para a automação da classificação multirrótulo de acórdãos jurídicos”, a dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), para obtenção do título de Mestre em Ciências de Felipe Ribas Serras, teve como base a Kollemata, sistema de dados baseado exclusivamente no rico repertório jurisprudencial administrativo e registral imobiliário das últimas décadas, desenvolvido pelo Quinto Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo e Ex-Presidente do IRIB, Sérgio Jacomino.

Momento da proclamação do resultado. Felipe Serras foi aprovado por unanimidade.

O trabalho foi orientado pelo Professor Doutor Marcelo Finger e o tema faz parte do programa do curso de Ciência da Computação da USP. A monografia foi apresentada no dia de hoje.

Projetos originários do NEAR-lab

O Projeto “Kollemata na Academia” nasceu no NEAR – Núcleo de Estudos Avançados do SREI, como parte das aplicações práticas no laboratório de inovações do Núcleo. Sérgio Jacomino, acompanhado da engenheira Adriana Unger e da gestora de projetos Nataly Cruz buscaram o apoio do Professor Juliano Maranhão e do Professor Marcelo Finger da Lawgorithm, associação de Pesquisa em Inteligência Artificial e Direito, fundada por professores das faculdades de direito, engenharia, matemática e filosofia da Universidade de São Paulo.

Nas palavras de Sérgio Jacomino, “havíamos chegado à conclusão de que a inflação informativa das bases de dados jurisprudenciais reclamava uma abordagem mais aprofundada de armazenamento, tratamento e recuperação das informações relevantes em meio a uma massa cada vez mais crescente de dados. A ideia era aplicar algoritmos de inteligência artificial e de machine learning para classificar e permitir identificar tendências, dar suporte a decisões e revelar os aspectos mais importantes da base jurisprudencial. Estava em causa dar um salto qualitativo no PK (Projeto Kollemata)”, disse.

Adriana Unger, Nataly Cruz e Sérgio Jacomino

O PK se iniciou em agosto de 2019. Foram feitas algumas reuniões preliminares e o projeto, a partir daí, seguiu por ano e meio até a apresentação da monografia no dia de hoje.

De acordo com a Prof. Mst. Adriana Unger, “a pesquisa realizada faz uso de algoritmos neurais de linguística computacional do estado da arte, como o BERT, para resolver o problema de classificação de jurisprudência. A relevância do trabalho é indiscutível, já que o crescente volume de dados nas bases de jurisprudência torna indispensável o uso de uma indexação eficaz e automatizada. A Kollemata, por conter décadas de verbetações precisas e cuidadosamente definidas, serviu como uma valiosa base de dados para o treinamento dos algoritmos”. O BERT (acrônimo para Bidirectional Encoder Representations from Transformers) é uma técnica de processamento de linguagem natural desenvolvida pelo Google.

Saiba mais sobre o BERT aqui: https://ai.googleblog.com/2018/11/open-sourcing-bert-state-of-art-pre.html

Segundo Nataly Cruz, “o PK não para por aqui. Neste exato momento, estamos dedicados ao desenvolvimento do projeto LRP VIVA! (www.lrpviva.com.br), coordenado pelo Dr. Sérgio Jacomino, por mim e pela engenheira Adriana Unger. Buscamos desenvolver estudos de integração entre a legislação, a doutrina e a jurisprudência, disponíveis na Kollemata e na Biblioteca Medicina Animæ, incluindo recursos inteligentes de consultas e uma arquitetura de estruturação cognitiva da informação”.

A elaboração e divulgação deste trabalho significa uma importante conquista para os Registradores de Imóveis brasileiros, uma vez que, uma vez mais, o Registro se articula com a Academia revelando a importância da atividade registral imobiliária, além de oferecer material para todos os que manejam bases de dados jurisprudenciais.

Oportunamente, o Boletim do IRIB disponibilizará mais informações sobre o assunto, bem como a íntegra do trabalho.

Fonte: IRIB.



Compartilhe