Kollemata é base para dissertação de mestrado na USP
Defesa da tese ocorreu hoje, 4/5/2021, a partir das 11h.
Intitulada “Algoritmos baseados em atenção neural para a automação da classificação multirrótulo de acórdãos jurídicos”, a dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), para obtenção do título de Mestre em Ciências de Felipe Ribas Serras, teve como base a Kollemata, sistema de dados baseado exclusivamente no rico repertório jurisprudencial administrativo e registral imobiliário das últimas décadas, desenvolvido pelo Quinto Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo e Ex-Presidente do IRIB, Sérgio Jacomino.
Momento da proclamação do resultado. Felipe Serras foi aprovado por unanimidade.
O trabalho foi orientado pelo Professor Doutor Marcelo Finger e o tema faz parte do programa do curso de Ciência da Computação da USP. A monografia foi apresentada no dia de hoje.
Projetos originários do NEAR-lab
O Projeto “Kollemata na Academia” nasceu no NEAR – Núcleo de Estudos Avançados do SREI, como parte das aplicações práticas no laboratório de inovações do Núcleo. Sérgio Jacomino, acompanhado da engenheira Adriana Unger e da gestora de projetos Nataly Cruz buscaram o apoio do Professor Juliano Maranhão e do Professor Marcelo Finger da Lawgorithm, associação de Pesquisa em Inteligência Artificial e Direito, fundada por professores das faculdades de direito, engenharia, matemática e filosofia da Universidade de São Paulo.
Nas palavras de Sérgio Jacomino, “havíamos chegado à conclusão de que a inflação informativa das bases de dados jurisprudenciais reclamava uma abordagem mais aprofundada de armazenamento, tratamento e recuperação das informações relevantes em meio a uma massa cada vez mais crescente de dados. A ideia era aplicar algoritmos de inteligência artificial e de machine learning para classificar e permitir identificar tendências, dar suporte a decisões e revelar os aspectos mais importantes da base jurisprudencial. Estava em causa dar um salto qualitativo no PK (Projeto Kollemata)”, disse.
Adriana Unger, Nataly Cruz e Sérgio Jacomino
O PK se iniciou em agosto de 2019. Foram feitas algumas reuniões preliminares e o projeto, a partir daí, seguiu por ano e meio até a apresentação da monografia no dia de hoje.
De acordo com a Prof. Mst. Adriana Unger, “a pesquisa realizada faz uso de algoritmos neurais de linguística computacional do estado da arte, como o BERT, para resolver o problema de classificação de jurisprudência. A relevância do trabalho é indiscutível, já que o crescente volume de dados nas bases de jurisprudência torna indispensável o uso de uma indexação eficaz e automatizada. A Kollemata, por conter décadas de verbetações precisas e cuidadosamente definidas, serviu como uma valiosa base de dados para o treinamento dos algoritmos”. O BERT (acrônimo para Bidirectional Encoder Representations from Transformers) é uma técnica de processamento de linguagem natural desenvolvida pelo Google.
Saiba mais sobre o BERT aqui: https://ai.googleblog.com/2018/11/open-sourcing-bert-state-of-art-pre.html
Segundo Nataly Cruz, “o PK não para por aqui. Neste exato momento, estamos dedicados ao desenvolvimento do projeto LRP VIVA! (www.lrpviva.com.br), coordenado pelo Dr. Sérgio Jacomino, por mim e pela engenheira Adriana Unger. Buscamos desenvolver estudos de integração entre a legislação, a doutrina e a jurisprudência, disponíveis na Kollemata e na Biblioteca Medicina Animæ, incluindo recursos inteligentes de consultas e uma arquitetura de estruturação cognitiva da informação”.
A elaboração e divulgação deste trabalho significa uma importante conquista para os Registradores de Imóveis brasileiros, uma vez que, uma vez mais, o Registro se articula com a Academia revelando a importância da atividade registral imobiliária, além de oferecer material para todos os que manejam bases de dados jurisprudenciais.
Oportunamente, o Boletim do IRIB disponibilizará mais informações sobre o assunto, bem como a íntegra do trabalho.
Fonte: IRIB.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Curso sobre participação de Notários e Registradores no combate à lavagem de dinheiro foi marcado pela alta qualidade das palestras e dos debates
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório