Em 16/11/2022

Lançamentos do setor imobiliário recuam no 3º trimestre, diz CBIC


Levantamento englobou 199 cidades brasileiras e, na comparação com o terceiro trimestre de 2021, houve uma queda de 17% e uma diminuição de 4% nas vendas.


 

Obra em andamento

Antônio Cruz/Agência Brasil

Em relação ao terceiro trimestre de 2021, os lançamentos imobiliários recuaram 17% em 2022 com as vendas 3% inferiores. O levantamento feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) englobou 199 cidades brasileiras e, na comparação com o segundo trimestre de 2022, os lançamentos tiveram uma queda de 2,3% e as vendas caíram 4%. Mesmo assim, o presidente da CBIB, José Carlos Martins, ressaltou em entrevista à Jovem Pan News que o nível de atividade do setor de construção ao final do terceiro trimestre de 2022 é 12,5% maior do que o registrado antes da pandemia, no quarto trimestre de 2019: “Nós continuamos muito bem e nada daquilo que a gente tem previsto mudou em nada o cenário. O que realmente aconteceu neste trimestre foi o fenômeno de termos aumentado o volume de dinheiro e financiamentos e não o volume de unidades, exatamente pela incapacidade de várias famílias poderem adquirir”.

De janeiro a setembro, os lançamentos recuaram 8,5% ante o mesmo período de 2021, enquanto as vendas ficaram na estabilidade. O presidente da CBIB também lembrou que o setor permanece 23% abaixo do seu teto registrado no início de 2014, o que revela que apesar da alta o setor ainda precisa avançar muito para recuperar o ritmo da atividades.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos.

Fonte: Jovem Pan.



Compartilhe