Em 28/03/2022

MATOPIBA-MG: Fórum será ampliado para âmbito nacional


Declaração foi feita pelo Presidente do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais.


O Presidente do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais e Corregedor-Geral de Justiça do Estado do Maranhão, Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, declarou, na abertura da Reunião do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais da Justiça da Região do MATOPIBA-MG, realizada em 25/03/2022, que foi aprovada proposta do Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura, Desembargador Caetano Levi, para ampliação do fórum regional, criado em Teresina/PI, para o âmbito nacional, estendendo sua atuação junto aos demais estados brasileiros.

De acordo com o Presidente, “a partir do próximo encontro, seremos um fórum nacional, que envolverá todas as Corregedorias-Gerais da Justiça brasileira, o que demonstra que o Poder Judiciário já incorporou essa política em sua atividade diária.” Ao destacar a desjudicialização de litígio e a promoção da paz social, o Desembargador afirmou que “entregar ao homem o seu título de propriedade é permitir que esse cidadão tenha acesso ao crédito facilitado; que ele possa ativar a economia em seu local de moradia e gerar renda. Se resolvemos a falta de renda, contribuímos, significativamente, para a redução da violência. É uma atividade que traz a paz social, que é o primeiro compromisso do Poder Judiciário.”

Sobre a ampliação do Fórum, Velten destacou que essa política pública será fortalecida, com a contribuição dos magistrados das corregedorias estaduais. “Eu tenho certeza absoluta que poderemos fazer muito mais pelo país, trazendo a segurança jurídica, a pacificação social, reduzindo a quantidade de conflitos e cumprindo um dos objetivos da nossa reforma. E a consequência, não tenho dúvida, será o engrandecimento do Poder Judiciário”, afirmou o Desembargador.

Fonte: IRIB, com informações do TJMA.



Compartilhe