Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen: uma reconhecida homenagem
Medalha busca agraciar autoridades que contribuíram para aprimorar a prestação jurisdicional, bem como atuaram a favor da causa da Justiça.
Conforme divulgado anteriormente, foi realizado recentemente, na cidade de Porto Alegre/RS, o 91º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE), ocasião em que foram homenageadas com a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen diversas personalidades ligadas ao Poder Judiciário e à política. Criada em 2010 pelo Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), a medalha é uma homenagem concedida para autoridades que contribuíram para aprimorar a prestação jurisdicional, bem como atuaram a favor da causa da Justiça. Mas a Medalha é, também, uma justa homenagem ao Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) e Membro Fundador do Comité Latinoamericano de Consulta Registral, Décio Antonio Erpen.
Décio Antonio Erpen exerceu, dentre outras importantes atribuições, a Magistratura gaúcha, tendo sido Vice-Presidente do Tribunal de Alçada, Coordenador da instalação da Vara dos Registros Públicos em Porto Alegre/RS e Desembargador do TJRS, além de Corregedor Geral da Justiça daquele Estado e Presidente do CCOGE. Autor de diversos artigos e livros, Décio Erpen palestrou inúmeras vezes pelo IRIB e é um dos responsáveis pela difusão do Princípio da Concentração no Registro de Imóveis, concretizado pela Lei n. 13.097/2015.
Sempre estudioso da matéria registral imobiliária, Décio Erpen é Membro Fundador do Comité ao lado de outras importantes personalidades acadêmicas de diversas nacionalidades, conforme Acta Fundacional assinada em 05/11/1986, na cidade de Trelew, Província de Chubut, na Argentina. Na ocasião, Erpen representou o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) que, neste ano, promoverá o XLVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil em conjunto com o XXXV Encuentro del Comité Latinoamericano de Consulta Registral. Os eventos serão realizados nos dias 9 a 13 de outubro, sendo organizados pelo IRIB e pelo Comité, com o apoio do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio de Janeiro (ANOREG/RJ) e da Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ). Na ocasião, também serão celebrados os 180 anos do Registro de Imóveis brasileiro e os 50 anos da Lei de Registros Públicos!
Não fosse Décio Erpen há décadas atrás, este encontro não seria possível... Muito obrigado, Desembargador!
José de Arimatéia e Juliana, filha de Décio Erpen.
Fonte: IRIB, com informações do Comité Latinoamericano de Consulta Registral e de José de Arimatéia Barbosa.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Comissão Mista aprova MP que retoma Minha Casa, Minha Vida
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes