Memórias: Notários e Registradores Bandeirantes – Ademar Fioranelli
Registrador de Imóveis de São Paulo é entrevistado pela ANOREG/SP. “Eu não sou um cientista do Direito. Eu sou um prático do Direito.”
O programa “Memórias: Notários e Registradores Bandeirantes”, produzido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) e pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (SINOREG/SP), apresentou, em seu terceiro episódio, uma belíssima entrevista com o 7º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo e Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Imobiliário, Ademar Fioranelli.
No decorrer do programa, o Registrador Imobiliário e autor de diversas obras e artigos sobre Direito Imobiliário Registral, conta histórias de sua infância e do início de sua carreira, relembrando com muita emoção de sua vida pessoal e profissional. Fioranelli ainda ressalta a importância do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) em sua carreira, destacando que o IRIB sempre foi uma escola para os Registradores de Imóveis e afirmando que não é um cientista do Direito, mas um prático do Direito. Em suas obras, Ademar Fioranelli sempre apresentou aos estudiosos do tema aspectos doutrinários e práticos, com maestria e didatismo inigualáveis.
A trajetória de Ademar Fioranelli se mistura com a história do IRIB. Por meio do Instituto, publicou o clássico “Direito Registral Imobiliário” e a primeira edição do livro “Das cláusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade”. Além dos obras, escreveu também artigos e comentários de jurisprudência na Revista de Direito Imobiliário, publicada pelo IRIB em parceria com a Editora Thomson Reuters/Revista dos Tribunais.
Ao lado de nomes como João Baptista Galhardo, Gilberto Valente e Ulysses da Silva, dentre outros, Ademar Fioranelli atuou por muitos anos respondendo e revisando inúmeras questões direcionadas ao IRIB Responde. Outros colaboradores que ajudaram a construir a imensa base de dados de casos práticos que formam o IRIB Responde, estudaram e basearam-se em seus ensinamentos para apresentar suas considerações aos casos endereçados ao IRIB.
Por tudo isso, o IRIB, representado por sua Diretoria, reconhece e agradece Ademar Fioranelli pela inestimável contribuição dada ao Registro de Imóveis pátrio e ao Instituto, que neste ano completa seu 50º aniversário e pode, desde sempre, valer-se dos inesgotáveis ensinamentos deste humilde mestre.
Obrigado, Ademar!
Assista a entrevista:
Fonte: IRIB, com informações da ANOREG/SP.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Portaria MCID n. 786, de 1º de agosto de 2024
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024