Ministra Nancy Andrighi em visita ao RI da 1ª Zona
Os convidados foram recepcionados pelo oficial titular, registrador João Pedro Lamana Paiva, que também é presidente do IRIB
O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre teve a honra de receber, no dia 27/7, a visita da corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. Também estiveram presentes a corregedora-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira; a desembargadora Márcia Milanez, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e assessora da Corregedoria Nacional; e o assistente de correição da Corregedoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Sander Cassep Fonseca.
Na oportunidade, os visitantes foram recepcionados pelo oficial titular, registrador João Pedro Lamana Paiva, que também é presidente do IRIB, pela 1ª substituta em exercício, Yara Machado Paiva, e pelo gestor registral, Pércio Brasil Álvares.
As visitantes e seus anfitriões. Da esquerda para a direita: Registrador Lamana Paiva, Des. Íris Helena, Ministra Nancy, Registradora Substituta Yara e Des. Márcia.
A ministra Nancy Andrighi e sua comitiva puderam constatar pessoalmente as várias inovações tecnológicas introduzidas no Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, tais como os sistemas de Matrículas On-line, de Monitoramento de Matrículas e de Autoatendimento, o qual opera por meio de dois totens instalados na sede do Ofício. “É o melhor cartório do Brasil. Em 40 anos de magistratura, foi a primeira vez que vi um cartório perfeito e humanizado".
Reunião preliminar e explanação do Registrador à comitiva antecederam a visitação às instalações.
O RI da 1ª Zona, além de ser o cartório mais antigo do Estado do Rio Grande do Sul, com um acervo histórico significativo, consegue aliar a utilização de recursos tecnológicos e de informática de ponta que o colocam em um patamar diferenciado de prestação de serviços, pelo qual, por exemplo, não mais se faz necessário abrir os antigos “livrões” sobre mesas para a realização de buscas e consultas, já que todo o acervo está digitalizado, propiciando a abertura dos livros de forma virtual, diretamente nas estações de trabalho da equipe de colaboradores.
Contato direto com as fontes da história viva do Rio Grande do Sul.
O reconhecimento de que o alto investimento em tecnologia garantirá o futuro das importantes atividades reservadas aos Registros Públicos em nosso país, também foi uma tônica nas conversas e trocas de informações com o grupo visitante.
Uma das relíquias históricas da 1ª Zona do Registro de Imóveis de Porto Alegre, apresentada às visitantes, foi o Sistema Torrens, modalidade de registro facultativo ainda admitido pela atual Lei de Registros Públicos, em relação ao qual a Ministra NANCY manifestou grande surpresa, pois esse foi o tema do trabalho de conclusão, quando se formou no curso de graduação em Direito.
Ao final da visita a ministra Nancy Andrighi consignou, de próprio punho, suas impressões acerca da visita ao RI da 1ª Zona afirmando a sua honra e alegria em “conhecer um cartório de Registro de Imóveis com a estrutura e funcionamento na forma ideal“ além de lhe ter despertado a atenção “o aspecto da humanização na forma de atendimento ao cidadão bem como a aura positiva e de paz que vivenciei em relação aos funcionários”.
Ministra Nancy faz seu registro no livro de visitas do RI da 1ª Zona de Porto Alegre.
Fonte: Agência Gestão News, com alterações
Em 26.7.2016
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
MPF/CE obtém decisão que protege terra indígena Tremembé de construção irregular
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano