Em 13/11/2018

Ministro Humberto Martins profere palestra magna na abertura do XX Congresso da Anoreg/BR em SP


Esteve sob a responsabilidade do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, realizar a palestra magna de abertura do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. Com base no tema central do evento “Inteligência Artificial: A Era da Tecnologia nos Cartórios Brasileiros”, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) destacou a importância da tecnologia dentro do Poder Judiciário


São Paulo (SP) – Esteve sob a responsabilidade do corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, realizar a palestra magna de abertura do XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. Com base no tema central do evento “Inteligência Artificial: A Era da Tecnologia nos Cartórios Brasileiros”, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) destacou a importância da tecnologia dentro do Poder Judiciário.

“O tema deste Congresso é bastante palpitante e atual. Estamos aqui para traçar caminhos para o serviço extrajudicial brasileiro, para juntos discutir e aprender o verdadeiro caminho dos cartórios”, disse. “Há um consenso, no mundo atual, sobre a importância do desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação para manter e gerar bem-estar social. Alguns autores consideram que estamos passando pela quarta revolução industrial. As aplicações de inteligência artificial terão evidentes consequências no mundo produtivo. Dentro da prática jurídica, podemos identificar cinco áreas que se apresentam como promissoras para as aplicações de inteligência artificial: a descoberta preditiva, a pesquisa jurídica, a geração de documentos, a geração de resumos de casos e descrições e a predição de resultados de ações.”, afirmou Martins.

Apesar de entusiasta da inteligência artificial, o ministro destacou a importância do papel humano nesse processo. Segundo Humberto Martins, não existe inteligência das máquinas sem a inteligência do homem. “O homem é a razão de todas as coisas. Animadas e inanimadas. A inteligência vem do homem. É ele que cria e desenvolve a máquina. Não existe inteligência das máquinas sem a inteligência do homem”, afirmou.

Para concluir sua fala, o ministro Humberto Martins destacou que os cartórios precisam entrar na era da virtualização, mas sem esquecer o papel do homem como condutor desses serviços.  “Notários e registradores prestam serviços com segurança jurídica e amor pelo cidadão. Os cartórios precisam entrar para essa era da virtualização, do conhecimento, mas sem esquecer a importância dos delegatários como condutores deste processo”, concluiu Humberto Martins.
 
XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro
Promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), o XX Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Hotel Tivoli Mofarrej na cidade de São Paulo (SP).
 
Considerado o mais importante evento destinado a notários e registradores no País, o evento contará com uma série de palestras e debates ministrados por especialistas e autoridades de renome, visando ampliar o conhecimento de notários e registradores de todo o País sobre os serviços extrajudiciais. Além disso, também serão realizadas uma Feira Tecnológica, uma Confraria Literária e a cerimônia de entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, certame que reconhece os melhores cartórios e tabelionatos do País em questão de excelência e qualidade na gestão organizacional e na prestação de serviços aos usuários. (Clique aqui e veja a programação completa).
 
As inscrições para o XX Congresso Brasileiro Notarial e de Registro já estão encerradas. Interessados que não conseguiram realizar sua inscrição, poderão acompanhar toda a cobertura do evento por meio do site e das redes sociais das entidades organizadoras.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Anoreg-BR


Compartilhe