Nova plataforma de serviços lançada pela Arisp integra cartórios de registros de imóveis
O portal www.registradores.org.br foi lançado pela Arisp em cooperação com o TJSP e com o IRIB
A Associação dos Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo (Arisp) - em parceria com o Tribunal de Justiça e em cooperação com o IRIB - lançou no dia 24/5 portal que integra os cartórios de Registro de Imóveis em uma única plataforma.
Autoridades do Poder Judiciário estiveram presentes no lançamento, entre eles, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o conselheiro do CNJ, Jorge Hélio Chaves; e o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, Desembargador, José Renato Nalini. Lideranças da classe registral imobiliária, prestigiaram o evento, entre elas o presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho.
De acordo com o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos, o portal significa uma grande transformação na história do Registro de Imóveis brasileiro, atendendo ao que dispõe a Lei nº 11.977/2009 . “Os cartórios passam a prestar o serviço dentro da expectativa do cidadão moderno, que tem direito a um serviço eletrônico de qualidade. Temos a cooperação do IRIB no desenvolvimento destes serviços, que brevemente estarão em funcionamento em todo o território nacional”, afirmou.
O presidente do IRIB, Ricardo Basto da Costa Coelho, destacou a importância da plataforma para a população e ressaltou que a expectativa é estender o serviço em todo o Brasil. “É um dia marcante para a sociedade. Sem dúvida, a iniciativa comprova a qualidade no atendimento ao cidadão, aos Tribunais, a todo o governo e àqueles que precisam de nossos serviços. Eu estava bastante ansioso para que isso ocorresse e, assim, ampliarmos o registro eletrônico em todo o país”, declarou.
Já o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou que o grande desafio do notário e do registrador é jamais se acomodar com os serviços que prestam e, por isso, devem atualizar-se permanentemente. “Oferecer segurança jurídica é um dever. Garantir a dimensão da cidadania da função pública, no caso do registrador, está na facilidade de acesso, na agilidade e na certeza de que a segurança jurídica é destinada a todos. Dessa forma, estão honrando o compromisso constitucional e a legitimação permanente de um sistema que a cada dia nos dá mais eficiência e eficácia”, concluiu.
O representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jorge Hélio Chaves, acrescentou que São Paulo deu um passo histórico para agilizar documentos de propriedade e de registro, de forma geral.
Autoridades do Executivo também prestigiaram o evento: o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo; a secretária da Justiça, da Defesa e da Cidadania do Estado de São Paulo, Eloísa de Souza Arruda; e o diretor executivo do ITESP (Fundação Instituo de Terras do Estado de São Paulo), Marco Pilla.
Sobre o portal
O portal (www.registradores.org.br) permite que os interessados solicitem eletronicamente serviços como o encaminhamento de títulos para registro, certidões, buscas e visualização da matrícula de um imóvel sem que seja preciso se deslocar até o cartório. A ferramenta digital também disponibiliza o monitoramento dos registros de matrícula, ou seja, caso haja qualquer alteração na situação do imóvel, o proprietário é avisado imediatamente.
Ao solicitar uma certidão de matrícula pelo portal, o requerente a receberá em até duas horas úteis. Caso opte recebê-la pelo correio, haverá apenas o custo adicional do serviço postal. O prazo para registro de escrituras e contratos eletrônicos também é reduzido, cinco dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB, com informações da ARISP
Em 24.5.2013
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Prescrição quinquenal para reversão de imóvel ao patrimônio da União não se aplica ao Incra
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano