O Diário - Prefeitura e cartórios registradores de imóveis firmam acordo de cooperação técnica
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou o acordo de cooperação técnica que promove intercâmbio de informações sobre transferências de propriedade de imóveis com a utilização de webservice
Na presença de representantes dos quatro cartórios registradores de imóveis, vereadores e equipes dos setores fiscal e jurídico do município, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou na manhã de segunda-feira (05.03) o acordo de cooperação técnica que promove intercâmbio de informações sobre transferências de propriedade de imóveis com a utilização de webservice.
“Este é um momento que marca o avanço que estamos imprimindo nos vários setores da administração, em especial na área de tecnologia da informação, em busca de maior eficiência, agilidade nos trabalhos e transparência nos processos”, destacou o prefeito.
“Tudo isso contribui para a modernização e confiabilidade do serviço público, além de facilitar as ações fiscais”, acrescentou o vereador Jean Marques.
O vereador Mário Verri também representou a Câmara Municipal de Maringá no evento, que teve também a participação do vice-prefeito Edson Scabora.
Conforme os termos do contrato, os quatro cartórios registradores, de forma não onerosa, fornecerão informações e atualizações automatizadas de propriedades de imóveis até o dia 20 do mês subsequente, bem como, liberarão acesso ao sistema e-matrícula.
Por seu lado, a Prefeitura de Maringá, também de forma não onerosa, fornecerá sempre que requisitada, os dados do Cadastro Imobiliário do município aos Cartórios de Registro de Imóveis.
Para o secretário municipal de Fazenda, Orlando Chiqueto, a atualização cadastral será efetivada automaticamente, respeitando o layout pré-definido pela equipe técnica envolvida no processo. “É um acordo seguro e confiável que foi criado para modernizar, dinamizar e promover celeridade aos serviços de atualização cadastral sem incomodar o contribuinte”, afirmou.
O secretário municipal de Gestão, Alexis Kotsifas, explicou que o grupo de Gestão de Processos foi implementado para atuar com ferramentas informatizadas, contribuindo para a modernização e aumento da confiabilidade do cadastro imobiliário. “Com a digitalização de informações e a implantação da ferramenta e-matrícula, que agiliza a busca no banco de dados dos registradores, via e-CRI, haverá novas facilidades inclusive para a execução de serviços públicos de atendimento imediato como, por exemplo, as roçadas de terrenos e adequações de calçadas, com a rápida identificação da propriedade dos imóveis”, assinalou.
Fonte: O Diário
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
O Estado de S. Paulo - Caixa realiza leilão de 250 imóveis em São Paulo neste mês
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Parcelamento do solo urbano. Desmembramento. Via pública – regularização. Infraestrutura urbana básica – ausência. Inviabilidade.
- Tokenização imobiliária: Mercado deve estar atento com o futuro da consulta pública da CVM para regulamentação da prestação de serviços de ativos virtuais
- CNMP regula atuação do MP em inventários com crianças, adolescentes e incapazes