ONR e CNB/CF realizam live sobre RI-Digital e e-Notariado
Transmissão conjunta lançou oficialmente a integração entre as plataformas.
Conforme publicado anteriormente no Boletim do IRIB, o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e o Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) realizaram conjuntamente uma live para anunciar oficialmente a integração entre as plataformas RI Digital e e-Notariado. A live foi transmitida simultaneamente nos canais oficiais das entidades no YouTube.
A live contou com a participação da Presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, e do Presidente do ONR, Juan Pablo Correa Gossweiler, além do Diretor do CNB/CF, Leandro Corrêa, e do Diretor Financeiro do ONR, Ricardo Martins.
Ao iniciar a transmissão, Giselle Barros destacou que esta parceria entre as entidades, firmada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, é estratégica para o fortalecimento do ambiente de negócios brasileiro. Em sua exposição, a Presidente do CNB/CF ainda ressaltou que a parceria é a união das duas mais importantes plataformas dos serviços notariais e de registro de imóveis. Giselle Barros também discorreu sobre o panorama atual do e-Notariado e sobre o fluxo do trabalho entre as plataformas, dentre outros temas, afirmando que a integração entre elas representa um marco na relação entre Notários e Registradores de Imóveis, pois conecta etapas essenciais da transferência imobiliária, garantindo mais agilidade e fortalecimento da confiança no sistema registral pátrio.
Por sua vez, o Presidente do ONR destacou pontos sobre a extrajudicialização de procedimentos e da mitigação da burocracia, ressaltando que a integração é um grande passo para os serviços notariais de registro de imóveis. Na sequência, Gossweiler agradeceu aos respectivos Diretores do CNB/CF e do ONR.
Ricardo Martins destacou que a integração eliminará “falhas de comunicação” entre a lavratura das escrituras públicas e seu subsequente registro. A ideia, segundo Martins, foi trazer mais comodidade para os usuários dos sistemas, destacando que tal comodidade vem acompanhada de segurança jurídica e celeridade nos procedimentos de tramitação documental. Ricardo Martins também explicou como funcionará o fluxo da operação sob a perspectiva do Registro de Imóveis, ressaltando que a maior mudança será para os Tabeliães de Notas.
Com a palavra, Leandro Corrêa falou sobre as fases do procedimento de comunicação entre os sistemas e o fluxo de troca de informações, além de ressaltar melhorias observadas na realização do projeto piloto, como, por exemplo, o envio dos traslados digitais de atos notariais físicos, dentre outros assuntos.
Assista como foi:
Fonte: IRIB, com informações do ONR.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
População ribeirinha poderá ter prioridade no PMCMV
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Alienação fiduciária. Purgação da mora. Notificação. Devedor – contestação. Procedimento registral.
- Integralização de capital social. Arrematação judicial. Hipoteca preexistente. Credor hipotecário – anuência. Mandado judicial – gravame – cancelamento. Princípio da Sequela.
- Incorporação imobiliária de casas isoladas e geminadas