Em 07/03/2022

Os 85 anos do 3º Ofício e o desenvolvimento da Capital


Serviços notariais e registrais de Cuiabá contribuíram fortemente no desenvolvimento da economia Cuiabana e também mato-grossense.


O Estado de Mato Grosso é conhecido pela sua pujante produção agrícola, sendo a capital responsável pelo crescimento de comércio, indústria e prestação de serviços.

Nesse contexto que se insere os serviços notariais e registrais de Cuiabá, que são os cartórios pioneiros de Cuiabá, o 1°, 2°, 3° e 4° ofício, todos criados pela Lei n. 67 de 04 de março de 1937, os quais contribuíram fortemente no desenvolvimento da economia Cuiabana e também mato-grossense.

Sendo que, ao 3º Ofício, foi atribuído o Registro Civil de Pessoas Naturais e tabelionato de notas da Capital do Estado de Mato Grosso. O Poder Judiciário Estadual informa mediante sua Corregedoria Geral de Justiça que o registro mais antigo de criação do 3º Ofício de Cuiabá é a Lei n. 67, de 04 de março de 1.937.

Hoje, o Cartório do 3º Ofício conta com 43 (quarenta e três) colaboradores, contando com o tabelião Daniel Benedito da Silva, em razão da evolução dos serviços prestados aos usuários dos serviços notariais e registrais.

Ao falar sobre os avanços organizacionais, o 3º tabelião da Capital comemora a criação da Central de Atendimento ao usuário (Cau), cuja finalidade é o atendimento ao usuário em uma estrutura organizacional, com especialidade no assessoramento notarial e registral para atender o cidadão em suas necessidades em apenas um local da organização do 3º Ofício de Cuiabá, momento de alegria, pois demonstra o crescimento da estrutura do Cartório para a continuidade do serviço público notarial e registral com a qualidade que o usuário do serviço merece.

A criação do CAU coincide com as comemorações dos 85 (oitenta e cinco) anos do Cartório do 3º Ofício e 155 (cento e cinquenta e cinco) anos de acervo de responsabilidade do delegatório Daniel Benedito da Silva, por delegação concedida mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, cuja nomeação e posse se deram em 01 de abril de 2021.

A missão do 3º Ofício de Cuiabá conforme declaração do seu tabelião é a prestação de serviços notariais do Estado de Mato Grosso e serviços registrais da capital com facilidade na comunicação, atendimento cordial, atitude proativa e assessoramento notarial e registral imparcial, ético e célere.

Nesses 85 anos do 3º Ofício de Cuiabá, o tabelião Daniel Benedito, se compromete com toda a sociedade mato-grossense para oferecer serviços notariais ao Estado de Mato Grosso e serviços registrais da capital, com procedimentos claros, precisos e éticos, com cordialidade e garantia da segurança jurídica aos usuários dos serviços notariais e registrais, através da constante evolução organizacional, na dimensão social, técnica, jurídica e tecnológica.

Mantendo o compromisso de bem prestar o serviço notarial e registral do 3º Ofício com facilidade, cordialidade, proatividade e assessoramento e que os próximos anos, tanto o nosso querido Estado e capital continuem com o desenvolvimento econômico, com a garantia jurídica dada pelos serviços notariais e registrais do Estado de Mato Grosso.

Daniel Benedito da Silva Registrador Civil de pessoas naturais e 3º Tabelião da Capital.

Fonte: Olhar Direto.



Compartilhe