Painel aborda inventário, vocação hereditária e cônjuge como herdeiro
Tabelião de Campinas Carlos Fernando Brasil foi palestrante, acompanhado dos debatedores Sérgio Busso e Bruno Berti Filho
Abrindo o último dia do 29º Encontro Regional dos Oficiais de Registro de Imóveis, o tabelião do 7º Cartório de Notas de Campinas/SP, Carlos Fernando Brasil Chaves, ministrou palestra, nesta sexta-feira (23), sobre “A sucessão do cônjuge: uma análise da ordem da vocação hereditária”. Os debatedores do painel foram o registrador de imóveis em Bragança Paulista/SP e 2º secretário do IRIB, Sérgio Busso, e o registrador de imóveis em Votuporanga/SP, Bruno Berti Filho.
Mestre em Direito Civil, Carlos Fernando abordou a sucessão do cônjuge com uma análise da ordem da vocação hereditária. Segundo o conferencista, a sucessão testamentária é corolário da liberdade de dispor da propriedade. Por sua vez, a sucessão legítima é uma manifestação de vontade presumida do defunto e do direito eminente do Estado, constituindo elementos familial e social.
Carlos Fernando Brasil prosseguiu levantando vários questionamentos, entre eles se o casamento e união estável estão em mesmo nível de proteção estatal. A análise passa por jurisprudências do Superior Tribunal de Justiça e também por dispositivos da Constituição Federal, onde está expresso que, para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. Dessa forma, o Estado visa, com o reconhecimento da união estável, reconhecer as uniões de fato e possibilitar a facilitação de sua conversão em casamento.
O evento é realizado com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e da Associação dos Serventuários de Justiça do Estado de Minas Gerais (Serjus-Anoreg/MG).
Baixe o material da palestra
Veja a galeria de imagens
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 24.3.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Luciano Passarelli analisa a qualificação registral imobiliária
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024