Painel da Agrotins 2021 destaca ações do Poder Judiciário acerca da regularização fundiária
Painel faz parte da programação da 21ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2021)
Intitulado “Roda de Conversa, a Regularização Fundiária no Tocantins - Títulos Paroquiais e a Lei n. 3525/2019”, o painel, parte da programação da 21ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2021), destacou as ações do Poder Judiciário do Tocantins, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref).
Um dos convidados, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e coordenador Nupref, Océlio Nobre, falou sobre a relevância do tema para o Tocantins. “O produtor rural precisa de segurança jurídica. Muitas vezes, ele tem uma certidão de registro imobiliário, que ele não sabe se é válido, ou recebe um documento que lhe confere propriedade, mas não tem certeza da validade. Por isso, o enfrentamento da questão fundiária busca trazer segurança jurídica para o homem do campo”, explicou.
Também participando do painel, o presidente do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins), Divino José Ribeiro, destacou o “Programa Esta Terra é Nossa”, criado pelo Governo do Tocantins, por meio da Lei editada n° 3.525/2019, como um canal direto com produtores rurais para facilitar a regularização de imóveis. “É um programa sério, efetivo e que acalanta todos que lidam com o tema. E a facilidade está porque ele é online e acessível a todos os produtores, em qualquer parte do estado”, disse. Segundo o presidente, o Nupref tem se mostrado um parceiro na busca de solução para as questões fundiárias.
O programa
Programa criado pelo Governo do Tocantins, por meio da Lei editada n° 3.525/2019, com intuito de convalidar os títulos antes paroquiais, por meio administrativo que conferirá a validade dos registros precários garantindo assim a segurança jurídica destes imóveis, e que mais 80 mil famílias receberão seus títulos por direito.
Nupref
O Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) foi criado pela Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins com a missão de impulsionar a regularização fundiária rural e urbana em todo o Estado. Com o papel de orientar, colaborar e intermediar, o Tribunal de Justiça realiza um trabalho de humanização, com foco na sociedade tocantinense, na dignidade da pessoa humana e na cidadania.
Fonte: Comunicação TJTO (Glês Nascimento/Foto: Wilson Rodrigues/Governo do Tocantins).
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
DECISÃO: Intimação do Ministério Público é obrigatória em ação de desapropriação para fins de reforma agrária
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano