“Pinga-Fogo” encerra discussões do Encontro Nacional de Fortaleza
Participaram do evento 314 pessoas, representando 22 Estados e o Distrito Federal
As discussões do conhecido painel “Pinga-Fogo” – sessão de perguntas e respostas – marcaram o XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, promovido pelo IRIB, na capital do Ceará, Fortaleza.
Trezentos e quatorze participantes prestigiaram o Encontro Nacional, vindos de 23 Estados - Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo Sergipe e Tocantins -, além do Distrito Federal.
Como de praxe, o Pinga-Fogo foi coordenado pelo registrador de imóveis na Comarca de Araucária (PR) e secretário-geral do IRIB, José Augusto Alves Pinto, e contou com a participação do registrador de imóveis na Comarca de Bragança Paulista (SP) e 2º secretário do IRIB, Sergio Busso, e do registrador de imóveis na Comarca de Lajeado (RS) e membro do Conselho Editorial do IRIB, Luiz Egon Richter. Também participou a presidente do Comitê de Certificação do Incra, Quêidimar Cristina Guzzo Rodrigues.
O painel é um espaço aberto pelo IRIB para que os registradores possam trocar experiências e tirar dúvidas. O objetivo é auxiliá-los em questões práticas do dia a dia da atividade registral, nos mais variados temas. Dentre os assuntos discutidos, destacaram-se o georreferenciamento, retificação de registro, divisão e desmembramento de imóveis, usucapião, da consolidação da propriedade, cédula de produto rural, condomínios, entre outros.
O Encontro Nacional do IRIB prossegue até sexta-feira (dia 23/9), com a realização da Assembleia Geral Ordinária, às 9h30.
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 22/9/2011
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Decisão do STF é favorável aos registradores concursados de São Paulo
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório