PL quer permitir que linhas do PMCMV melhorem habitabilidade e a segurança das moradias de mulheres vítimas de violência doméstica
Projeto de Lei tramita na Câmara dos Deputados.
	
O Projeto de Lei n. 4.520/2023 (PL), de autoria da Deputada Federal Amanda Gentil (PP-MA), altera a lei do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) para “contemplar projetos de melhoria habitacional que aperfeiçoem a habitabilidade e segurança de moradias ocupadas por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estejam sob medida protetiva.”
De acordo com a Agência Câmara de Notícias “atualmente, o programa possui linhas de financiamento para compra de imóveis e para melhorias habitacionais. Com o projeto, essas linhas poderão ser usadas para construir muros nas casas, instalar portões e janelas reforçadas, fechaduras biométricas, entre outros exemplos.”
Na Justificação contida no PL, a autora destaca que “o enfrentamento da questão da violência doméstica e familiar certamente requer o estabelecimento de medidas e políticas públicas abrangentes e integradas de proteção. Nesse sentido, o Programa Minha Casa, Minha Vida, conforme disposto na Lei nº 14.620, de 2023, concede prioridade, para fins de atendimento a provisão subsidiada de unidades habitacionais para famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.”
O PL ainda será analisado pelas Comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU), de Defesa dos Direitos da Mulher, de Finanças e Tributação (CFT) e, por fim, de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Leia a íntegra do texto inicial do PL.
Fonte: IRIB, com informações da Agência Câmara de Notícias e da Câmara dos Deputados.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
IRIB Responde contará com novos colaboradores
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
 - Regularização fundiária
 - Registro eletrônico
 - Alienação fiduciária
 - Legislação e Provimento
 - Artigos
 - Imóveis rurais e urbanos
 - Imóveis públicos
 - Geral
 - Eventos
 - Concursos
 - Condomínio e Loteamento
 - Jurisprudência
 - INCRA
 - Usucapião Extrajudicial
 - SIGEF
 - Institucional
 - IRIB Responde
 - Biblioteca
 - Cursos
 - IRIB Memória
 - Jurisprudência Comentada
 - Jurisprudência Selecionada
 - IRIB em Vídeo
 - Teses e Dissertações
 - Opinião
 - FAQ - Tecnologia e Registro
 
Últimas Notícias
- ONR aponta que bancos recuperaram 98,2% dos valores devidos decorrentes de alienação fiduciária
 - Imóvel rural. Parte ideal – descaracterização. INCRA – comunicação. Procedimento registral.
 - Direito real de superfície. Torres de telecomunicação. Parcelamento do solo. Imóvel rural. Fração Mínima de Parcelamento. Dúvida prejudicada – exigências – impugnação parcial.
 
