Presidente da ANOREG/MT apresenta sugestões para a regularização fundiária na assembléia legislativa de MT
Maria Aparecia Bianchin que é também do Conselho Fiscal do IRIB participou de reunião ontem, 5.11
A convite do deputado José Domingos Fraga (PSD), a reunião teve como objetivo a exposição de sugestões referentes à regularização fundiária e ambiental das áreas de terras denominadas 4 Reservas extrativistas Guariba-Roosevet.
O processo de ocupação irregular das famílias é uma batalha que permeia por 30 anos e na oportunidade foi apresentada a síntese do relatório do corpo técnico jurídico, sendo uma prévia dos trabalhos realizados pela Câmara Setorial Temática até o momento. Segundo o presidente da CST, Sildemar Ziezkowski, com as explicações da Maria Aparecida, a equipe técnico-jurídica terá subsídios suficientes para encerrar o documento com propostas e sugestões ao governo estadual.
Sildemar considera positivo e de grande importância o reforço da Anoreg/MT nessa comissão. “Hoje demos um passo decisivo para resolver e solucionar de uma forma definitiva trazendo segurança jurídica. O conhecimento notório das instituições preconizando a defesa do interesse de cada setor veio agregar valor nos nossos estudos, estou extremante feliz com a apresentação e esclarecimentos da Maria Aparecida”, disse.
É a primeira reunião que a registradora participa e deve estar presente em outras reuniões de estudos sobre o assunto. A Anoreg/MT vai receber todo o material disponível pela Câmara Temática e então estudar e dar o ponto de vista registral. “Primeiro a gente precisa diagnosticar, do ponto de vista documental, o que exatamente aconteceu daí a gente indicar melhor solução jurídica. Acho que onsegui passar o recado de mostrar que nós estamos muito preocupados com o crescimento do estado”, disse Maria Aparecida Bianchin.
Entenda o Caso: Em janeiro, o governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques, sancionou a Lei Estadual nº 10.261/2015, que disciplina a regularização fundiária dos ocupantes da área denominada 4 Reservas, localizada entre as cidades de Colniza e Aripuanã. A lei prevê que, para viabilizar a regularização fundiária e ambiental da área das “4 Reservas”, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) executará o Projeto Varredura, com a finalidade de identificar seus ocupantes, bem como demarcar as áreas de posse de cada um deles.
A área das “4 Reservas” compreende duas Unidades de Conservação, a da Estação Ecológica do Rio Roosevelt, criada pela Lei nº 7.162/1999, e a Reserva Extrativista Guariba Roosevelt, criada pelo Decreto nº 9.521/1996 e pela Lei Estadual nº 7.164.
A reserva é ocupada por um grande número de seringueiros dos rios Guariba e Roosevelt. Registros históricos demonstram que a ocupação da região começou há pelo menos um século. Entretanto, ainda não tinha assegurado o direito de conseguir o direito à documentação de suas propriedades. Com a lei, a documentação fica viabilizada.
Fonte: Anoreg-MT
Em 6.11.2015
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
MPF/PB: órgãos iniciam remoção de comércios irregulares no Litoral Norte da Paraíba
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano