Presidente do TJCE assina primeira escritura pública digital de compra e venda de imóvel no Estado
Ato notarial eletrônico foi realizado junto ao Cartório do Segundo Ofício Notarial e de Registros Públicos de Boa Viagem/CE.
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participou, nesta quinta-feira (20/05), do seu primeiro ato notarial eletrônico, realizado junto ao Cartório do Segundo Ofício Notarial e de Registros Públicos de Boa Viagem. Por videoconferência, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente da Corte, assinou digitalmente uma escritura pública por intermédio da plataforma E-notariado, que é gerida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal.
A escritura se refere a um imóvel localizado no município de Boa Viagem, alienado com outros quatro imóveis por meio de Leilão Público. A venda gerou uma arrecadação de mais de R$ 1 milhão para os cofres do Poder Judiciário, que será destinado a investimentos na Justiça cearense.
Além de representantes do Cartório e do comprador do imóvel, participaram do evento a presidente da Comissão Especial de Avaliação e Alienação de bens imóveis do TJCE, desembargadora Lisete Gadelha, bem como o juiz auxiliar Ricardo Alexandre e o consultor jurídico Rodrigo Xenofonte, que auxiliaram a iniciativa.
A Comissão Especial de Avaliação e Alienação de Bens Imóveis acompanhou todo o processo de compra e venda dos bens vendidos no leilão. A desembargadora Lisete Gadelha avalia que a primeira experiência de assinatura digital é fruto de um trabalho em equipe realizado pela Comissão, atribuindo à pandemia, apesar de todos os males dela advindos, a aceleração das transformações digitais.
Fonte: TJCE.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
TJMS disponibiliza certidão de inventário ou arrolamento no portal e-SAJ
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano