Em 20/06/2013

Programa Bolsa Verde promove mudanças em oito assentamentos da Bahia


Mais de 700 famílias adotaram novas posturas ecológicas e se dedicam à preservação da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente


A paisagem mudou em oito assentamentos beneficiados pelo Programa Bolsa Verde no município baiano de Itaetê, na Chapada Diamantina. A arborização tem se espalhado em áreas comunitárias, ruas e praças das agrovilas. Além disso, 719 famílias adotaram novas posturas ecológicas e se dedicam à preservação da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente (APPs), realizam caminhadas ecológicas e cuidam do armazenamento e da coleta do lixo.

O assentamento de Baixão, por exemplo, já está com um projeto de corredor ecológico sendo implantado entre as 142 casas que compõem a agrovila. E na área de reforma agrária Macaco Seco foi iniciada a coleta de lixo de maneira articulada com a prefeitura para que os resíduos não se acumulem no local.

Em parceria com a equipe da Assessoria Técnica do Incra na Bahia (Incra/BA), o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) do assentamento Santa Maria Florentina confeccionou camisetas de estímulo à ecologia e tem desenvolvido ações de sensibilização e educação ambiental entre todos os 39 moradores.

Resultados

De acordo com a profissional da Assessoria Técnica do Incra/BA Rejane Carneiro, o programa mudou não só a questão social e financeira, mas interferiu, sobretudo, na conscientização e na responsabilidade ambiental dos assentados. “O Bolsa Verde nos ajuda com o recurso e nós cuidamos do meio ambiente, o que tornará o local melhor pra nossos filhos”, acrescenta a trabalhadora rural Joselinda Gomes, do assentamento Rosely Nunes.

A equipe da Assessoria Técnica do Incra tem desenvolvido ações para melhoria do meio ambiente, como a realização de oficinas sobre cuidados com resíduos sólidos, preservação das áreas de Reserva Legal e APPs, além de práticas de plantios de mudas. Rejane conta, ainda, que os técnicos da Assessoria discutem como melhorar as questões ambientais de cada comunidade.

O resultado tem inovado as vidas das famílias, como no caso das áreas de reforma agrária Macaco Seco, Rosely Nunes e Santa Maria Florentina, onde estão sendo construídas barreiras verdes entre as áreas que separam a estrada e os assentamentos.

Bolsa Verde

Na Bahia, há 3,5 mil famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Verde, que integra o Plano Brasil Sem Miséria. Em junho, a Assessoria Técnica do Incra concluiu outros 541 termos de adesão que foram assinados por famílias aptas a participarem do programa.

O Bolsa Verde, lançado em setembro de 2011, concede, a cada trimestre, um benefício de R$ 300 a famílias em situação de extrema pobreza, que vivem em áreas consideradas prioritárias para conservação ambiental.

O cartão utilizado para saque do recurso é o mesmo do Bolsa Família, devidamente identificado com a logomarca do programa. O pagamento ocorre sempre nos últimos 10 dias úteis do mês, conforme cronograma do Bolsa Família. O benefício é concedido por dois anos, podendo ser renovado. 

Fonte: Incra

Em 19.6.2013



Compartilhe

  • Tags