Projeto Terra: TJRS lança iniciativa para regularização de imóveis urbanos no Estado
Segundo o Presidente da Corte, a medida promoverá mais dignidade a milhares de pessoas no RS.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) lançou o “Projeto Terra – Você é dono do seu imóvel?”, medida que promoverá a regularização de imóveis urbanos e que está alinhada ao Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas – “Solo Seguro – Favela”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo a notícia publicada pelo TJRS, o Presidente da Corte, Desembargador Alberto Delgado Neto, ressaltou que a iniciativa trará mais dignidade a milhares de pessoas no Estado. “Temos muitas coisas para realizar nesta área, mas o importante é que a sociedade saiba que estamos atuando em busca de um tecido social mais equilibrado e a concretização de tal fato passa pela moradia”, afirmou Alberto Neto.
Por sua vez, a Desembargadora Fabianne Breton Baisch, Corregedora-Geral da Justiça, apontou, citando o líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, que “a verdadeira medida de qualquer sociedade pode ser encontrada na forma pela qual ela trata os seus membros mais vulneráveis.” Já o Juiz-Corregedor do Extrajudicial, Felipe Lummertz, enfatizou a importância da segurança jurídica proporcionada pela iniciativa, além de promover o direito à moradia. “Estamos expandindo para todo o Estado a exitosa experiência vivida em Tramandaí, com a Juíza Laura Ullmann Lopez, que já entregou milhares de matrículas a pessoas que viviam na informalidade” destacou o Magistrado. De acordo com a informação do TJRS, o trabalho liderado pela Juíza em Tramandaí, resultou na regularização de 1.053 lotes urbanos, envolvendo cerca de três mil pessoas.
Debates
Após a cerimônia de abertura, Laura Ullman presidiu um debate acerca do projeto de regularização fundiária da Comarca de Tramandaí. De acordo com o TJRS, “participaram do painel o Juiz-Corregedor Felipe Lummertz, o Presidente do Conselho Deliberativo do Sistema de Registo Eletrônico de Imóveis, João Lamana Paiva, o Professor da UFRGS Ronaldo dos Santos Rocha, o Registrador de Imóveis de Tramandaí, Marcelo Comassetto e o Presidente da Associação dos Moradores do Loteamento da Portelinha, em Tramandaí, Jackson Luís Polônio.”
Fonte: IRIB, com informações do TJRS.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
CEF anuncia que concessão de crédito habitacional sofrerá mudanças
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório