Promessa de compra e venda. Cessão de Direitos. Contrato intermediário. Escritura definitiva. Imposto – incidência.
IRIB Responde esclarece dúvida acerca de escritura definitiva de compra e venda e contratos intermediários.
	.png) PERGUNTA: Proprietário “A” prometeu vender o imóvel para “B”; “B” por sua vez, cedeu, onerosamente, seu direito real de promitente comprador a “C”. “C”, cedeu, onerosamente para “D”, que cedeu, GRATUITAMENTE para “E”. Todos os cessionários recolheram os impostos devidos pela cessão. “E” gostaria de realizar escritura definitiva com “A”. Sendo assim, é devido imposto? Se sim, qual? Consideraria a transmissão onerosa do proprietário “A” para “B” (ITBI) ou a transmissão gratuita de “D” para “E” (ITD)? E como ficaria a forma de pagamento?
PERGUNTA: Proprietário “A” prometeu vender o imóvel para “B”; “B” por sua vez, cedeu, onerosamente, seu direito real de promitente comprador a “C”. “C”, cedeu, onerosamente para “D”, que cedeu, GRATUITAMENTE para “E”. Todos os cessionários recolheram os impostos devidos pela cessão. “E” gostaria de realizar escritura definitiva com “A”. Sendo assim, é devido imposto? Se sim, qual? Consideraria a transmissão onerosa do proprietário “A” para “B” (ITBI) ou a transmissão gratuita de “D” para “E” (ITD)? E como ficaria a forma de pagamento?
Veja a pergunta original e sua resposta. [Conteúdo restrito aos Associados]
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Congresso de Direito Notarial e Registral: saiba como foram as apresentações das Diretorias do IRIB
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Cédula de Produto Rural. Alienação fiduciária – bem móvel. Termos Complementares. Qualificação registral.
- Execução de título extrajudicial. Débitos condominiais. Penhora – imóvel alienado fiduciariamente. Impossibilidade. Constrição limitada – direitos do devedor.
- A “nova” usucapião familiar: Diálogos prospectivos com o PL 4/25

