Em 08/10/2021

Publicações do IRIB – envie seu trabalho


IRIB convida interessados a encaminharem trabalhos para suas publicações.


O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) convida todos os interessados para que enviem seus trabalhos para análise do Instituto. Sendo aprovado pelo Conselho Editorial da respectiva publicação, o trabalho poderá ser publicado pelo IRIB. Atualmente, o IRIB possui como publicações oficiais a Revista de Direito Imobiliário (RDI), o Boletim do IRIB em Revista (BIR), a Coleção Cadernos IRIB, a Coleção IRIB Academia e o Boletim do IRIB.

Conheça cada uma delas:

Revista de Direito Imobiliário (RDI): coordenada por Ivan Jacopetti do Lago, é uma publicação semestral voltada especialmente para os operadores do direito imobiliário, tais como registradores imobiliários, notários, advogados, juízes e promotores de justiça. A RDI é a mais antiga e prestigiosa revista brasileira sobre Direito Registral Imobiliário. Veja como enviar seu artigo. Os trabalhos poderão ser enviados para [email protected], aos cuidados de Daniela Lopes e Fábio Fuzari (Assistentes da Coordenação Editorial) e devem seguir as regras para avaliação e eventual publicação. Para a RDI poderão ser submetidos trabalhos de doutrina e comentários de decisões judiciais do Brasil e do exterior, com conteúdos inéditos, além de pareceres na área do Direito Imobiliário e Registral.

Boletim do IRIB em Revista (BIR): é uma publicação editada pelo próprio IRIB e traz informações direcionadas para os Registradores Imobiliários e demais operadores do Direito Registral e Imobiliário, além de notícias, artigos doutrinários, jurisprudência, entre outras informações relevantes. É através do BIR que o Associado do IRIB recebe a versão escrita dos trabalhos e palestras apresentadas em seus encontros nacionais ou internacionais, além de material doutrinário produzido pelo Instituto e que não integra as demais publicações.

Coleção Cadernos IRIB: concebido originariamente para servir como instrumento de apoio à atuação dos Registradores Imobiliários, o projeto também busca a formação de estudantes, servindo de referência para a prática registral e alcançando, igualmente, os prepostos das Serventias Extrajudiciais. A coleção trata de temas importantes como Compra e Venda, Direito de Superfície, Dúvida Registrária, Direito de Laje, Condomínio de Lotes, Usucapião Extrajudicial, entre outros.

Coleção IRIB Academia: tem por objetivo a divulgação de estudos na área registral imobiliária mediante a publicação de teses, dissertações, trabalhos de pesquisa que ultrapassam os limites e o escopo de publicações já tradicionais do Instituto, como o Boletim do IRIB, o Boletim do IRIB em Revista (BIR) e a Revista de Direito Imobiliário (RDI). O primeiro volume, de autoria de Jéverson Luís Bottega e intitulado “A propriedade horizontal em perspectiva de direito comparado – Portugal e Brasil”, apresenta ao leitor aspectos desta modalidade de propriedade no âmbito do Direito Comparado.

Boletim do IRIB: é uma das principais ferramentas de divulgação de conteúdo do Instituto. Este periódico, enviado diariamente para milhares de assinantes, contém notícias e informações atualizadas de interesse da classe registral imobiliária. Apresenta, ainda, indicação de livros, jurisprudência selecionada, questões tratadas no âmbito do IRIB Responde, cursos etc.

Interessados em enviar seus trabalhos para análise e eventual publicação no Boletim do IRIB em Revista, na Coleção Cadernos IRIB, na Coleção IRIB Academia e no Boletim do IRIB poderão encaminhá-los para [email protected].

Fonte: IRIB.



Compartilhe