Reconstrução do RS: segundo MCID, apenas 48 municípios preencheram formulário
Defesa Civil do RS considerava mais de 300 cidades em estado de calamidade pública até o dia 21 de maio.
Em reunião realizada ontem, 23/05/2024, com mais de 40 Prefeituras dos municípios gaúchos afetados pelas enchentes, o Ministro das Cidades, Jader Filho, conversou com cada município para verificar as soluções disponíveis e averiguar se as localidades possuem loteamentos e/ou terrenos seguros para construção de moradias, bem como se há imóveis em bom estado para aquisição imediata. Até ontem, apenas 48 municípios preencheram o formulário para coletar dados relativos às necessidades habitacionais locais.
Acompanhado da equipe técnica de habitação e infraestrutura, esta foi a terceira reunião promovida entre o Ministério das Cidades (MCID) e os Prefeitos ou representantes municipais. Segundo a notícia publicada pela Agência Gov, comparado ao número total de municípios em estado de calamidade pública, o número daqueles que preencheram o formulário é baixo. A Agência ainda ressalta que a Defesa Civil do Rio Grande do Sul considerava mais de 300 cidades em estado de calamidade pública até o dia 21 de maio e que, “em outras frentes, as solicitações formais de auxílio ao Governo Federal têm chegado com maior rapidez. No caso do envio de planos de trabalho para reconstrução de infraestruturas públicas, por exemplo, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional informa que, até o dia 23, já havia recebido 359 planos de trabalho formulados por prefeituras de cidades atingidas pelas cheias.”
Segundo os dados divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul na manhã de hoje, 24/05/2024, o total de Municípios afetados chega a 469, com 581.613 desalojados e 63.918 pessoas em abrigos. Ao todo, foram afetadas 2.342.460 pessoas. Saiba como fazer doações para vítimas das enchentes.
De acordo com o MCID, “o Ministro Jader Filho aproveitou a reunião para reiterar que o Ministério das Cidades também disponibiliza recursos para a reconstrução de habitações atingidas por desastres naturais em áreas urbanas e rurais por meio da modalidade Calamidades do MCMV.”
Fonte: IRIB, com informações da Agência Gov, da Defesa Civil do RS e do MCID.
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
PQTA 2024: premiados receberão certificado digital e troféu
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Imóvel rural. Formal de Partilha. Área inferior a 25ha. Georreferenciamento.
- Parcelamento do Solo Urbano. Loteamento irregular. Convenção de Condomínio. Exigências legais. Princípio do Tempus Regit Actum.
- Multipropriedade imobiliária como instrumento de planejamento sucessório