Registradores de imóveis apresentam o resultado de sistemas de qualidade
Foram apresentadas as experiências dos cartórios de registro de imóveis de São José/SC, Joinville/SC e de Recife/PE
O segundo painel do XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil apresentou também os resultados de programas implantados em três cartórios de registro de imóveis. O primeiro a relatar a sua experiência foi Naurican Lacerda, registrador de imóveis em São José/SC, que focou na importância do uso da informática na atividade registral. Segundo ele, os cartórios de registro de imóveis de Santa Catarina, de um modo em geral, passam por melhorias objetivando a melhoria dos serviços. “Estamos vivenciando uma revolução nos serviços, em diversas comarcas do Estado”, afirmou.
Naurican Lacerda demostrou os resultados obtidos em seu cartório após a implantação de um sistema de gerenciamento, que contribuiu para a redução dos prazos de entrega dos documentos e do tempo de espera em filas. “Qualidade não é exclusividade de cartórios grandes, é uma questão de atitude. A grande dificuldade é a mudança de cultura. Há pessoas que não utilizam os recursos que possuem, mesmo tendo informatizaram seus cartórios, mas continuam calculando emolumentos em calculadora”.
Em Joinville, também em Santa Catarina, a registradora de imóveis, Bianca Castellar de Faria, também usufrui dos investimentos feitos na qualidade dos serviços. Ela abordou o tema “Experiência na eficientização por meio do mapeamento dos processos” e mostrou que gestão não tem relação com o tamanho de serventia. Segundo ela, no prazo de seis meses a realidade do seu cartório já havia mudado. “Antes, o prazo de espera era de uma hora e meia e não conseguíamos cumprir os prazos legais de entrega. Para atingir nossos objetivos, vimos que não bastava só ter conhecimento jurídico, era necessário ter sistemas de gestão”, afirmou.
“Responsabilidade socioambiental, ações de sensibilização interna com foco na sociedade”, foi o tema apresentado por, Roberto Pereira, registrador de imóveis em Recife/PE. Em sua palestra ele demonstrou todos os projetos de responsabilidade sócio ambiental da serventia, tais como Semana da Saúde, Caminhada na Praia, mobilização dos colaboradores para o uso consciente dos recursos e a coletiva seletiva. Além disso, o cartório desenvolve um projeto social dirigido a crianças carentes.
“O nosso objetivo não deve ser apenas a certificação, obter um selo de qualidade. O importante é contribuir para mudar uma realidade, mudar a cultura por meio de planejamento e do estabelecimento de metas”, concluiu Roberto Pereira
O XXXVIII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil é uma promoção do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e conta com o apoio da Anoreg-BR e Anoreg-CE.
Download das apresentações
Case 1 - Importância do uso da informática software e hardware adequados
Case 2 - Experiência na eficientização por meio do mapeamento dos processos
Case 3 - Responsabilidade socioambiental, ações de sensibilização interna com foco na sociedade
Faça download das palestras
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRIB
Em 19.09.2011
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