Em 28/07/2012

Registradores de imóveis tiram dúvidas no tradicional pinga-fogo


Manhã do sábado (28) foi reservada para responder questões de interesse dos participantes


O último dia do 31º Encontro Regional que ocorre em Cuiabá/MT foi reservado para o tradicional pinga-fogo. Participaram da mesa o coordenador da mesa, José Augusto Alves Pinto, registrador de imóveis em Araucária/PR e secretário-geral do IRIB; Sérgio Busso, registrador de imóveis em Paulista/SP e 2º secretário do IRIB; Maria Aparecida Bianchin Pacheco, registradora de imóveis em Poxoréu/MT; Bruno Becker, registrador em Alto Garças/MT e José de Arimatéia Barbosa, registrador em Campo Novo do Parecis/MT.

Durante a sessão de perguntas e respostas, foram discutidos os seguintes assuntos: georreferenciamento, responsabilidade do agrimensor, retificação, aquisição de imóveis rurais por estrangeiros, regularização fundiária, loteamento irregular.

No encerramento do evento, o presidente do IRIB fez um balanço do evento, que recebeu 165 inscrições de participantes do Centro Oeste. Além do estado anfitrião, estiveram presentes congressistas do Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

“O sucesso do evento é inegável, tivemos o auditório lotado todos os dias, inclusive no sábado de manhã, com o Pinga-Fogo aberto aos escreventes dos cartórios. Essa foi uma novidade do Encontro, pois entendemos que os funcionários dos cartórios devem ser capacitados e ter segurança na execução dos nossos atos”, disse Francisco Rezende.

O presidente do IRIB também adiantou alguns temas que devem constar da programação do Encontro Nacional, que será realizado em Maceió/AL, de 10 a 14 de setembro. “O tema da regularização fundiária deve ser discutido também no nacional, pois as leis são muito recentes e o assunto levanta muitas dúvidas. Para se ter uma ideia, durante a realização deste Encontro, no dia 24 de julho, tivemos a noticia da sanção de uma lei que altera muito do que foi discutido em Cuiabá”, comentou.

Além da regularização fundiária, urbana e rural, também devem ser discutidos no Encontro Nacional temas como o registro eletrônico e a central de indisponibildiade e as questões relativas aos condomínios.

As inscrições para o Encontro Nacional já estão abertas no site do IRIB e, em breve, a programação será divulgada.

O evento é realizado pelo IRIB com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) e da Corregedoria - Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso.

Veja  a galeria de imagens




Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 28.7.2012



Compartilhe

  • Tags