Registro de bens públicos é destaque em palestra
O registrador de imóveis em Cabo Frio/RJ, Valestan Milhomen Costa, abordou a questão no 30º Encontro Regional
A programação do segundo dia 30º Encontro Regional teve início com a palestra do registrador de imóveis em Cabo Frio/RJ, Valestan Milhomen Costa, a respeito dos bens públicos. O painel teve como debatedores o registrador de imóveis em Belém/PA e vice-presidente do IRIB pelo Estado do Pará, Cleomar Carneiro de Moura, e o juiz federal titular e diretor do foro da Subseção Judiciária de Bacabal/MA, Neian Milhomen Cruz, que discutiram questões práticas sobre o assunto.
Durante a palestra, Valestan Milhomen abordou, além dos bens públicos, a questão dos imóveis da União, dos terrenos de marinha e dos problemas gerados pelas enfiteuses. O registrador de Cabo Frio/RJ iniciou sua palestra contextualizando o tema. Segundo ele, são terrenos de marinha os situados no continente. “É possível haver terreno de marinha distante do mar ou dos rios e lagoas (+ de 33 metros) e terreno alodial banhado por essas águas”.
O registrador elencou os documentos necessários para registro dos terrenos de marinha, que são: requerimento da União, firmado pelo Procurador da Fazenda Nacional; planta detalhada (minuciosa) da área discriminada; relatório circunstanciado da planta; certidão de inteiro teor do termo de demarcação e discriminação do terreno de marinha; certidão da SPU da realização do convite pessoal aos interessados certos e da inexistência de contestação à demarcação administrativa ou da composição amigável da contestação.
Ao final da sua palestra, o conferencista abordou a questão futura dos terrenos de marinha, referindo-se a projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional – PL 1117/2007 e PL 3201/12 -, que dispõem sobre a transferência dos terrenos de marinha para os municípios. Também comentou sobre a PEC 53/2007, que revoga inciso VII, do art. 20 da Constituição, e § 3º, art. 49, do ADCT, extinguindo os terrenos de marinha e seus acrescidos.
O evento é realizado pelo IRIB com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Maranhão (Anoreg/MA), da Corregedoria - Geral de Justiça do Estado do Maranhão e do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (FERJ).
Veja a galeria de imagens
Fonte: Assessoria de comunicação do IRIB
Em 25.5.2012
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
Painel discute aspectos da qualificação registral
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Incorporação imobiliária. Uma unidade. (Im)possibilidade.
- Hipoteca judiciária. Penhora. Possibilidade.
- Legalização não afasta responsabilidade pelo parcelamento irregular do solo urbano