Em 27/11/2018
Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre publica seu Manual de Serviços
O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre publicou, nesta semana, o Manual de Serviços Registrais, disponível para consulta on-line
A publicação, que conta com 66 páginas, foi aprovada pelo registrador de imóveis e presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, como publicação oficial do cartório para orientação ao público, tendo sido organizada por Vinícius Teófilo Lottici Pereira.
Apesar de seu caráter de documento dirigido para uso interno, o Manual transcende esse objetivo e serve como fonte de consulta para registradores, como para outras categorias profissionais que atuam na área imobiliária e usuários do sistema registral.
O manual trata dos mais variados procedimentos relacionados ao registro de imóveis, tais como matrículas, registros, averbações, certidões, alienação fiduciária, usufruto, regime de bens, cédulas de crédito, impenhorabilidade, hipoteca, penhora, contratos de locação, convenções de condomínio, inventário, partilha, transferências, usucapião extrajudicial, retificação administrativa, princípio da concentração, compliance, dentre outros temas de grande interesse do segmento profissional.
Segundo Lamana Paiva, o manual tem por objetivo orientar os usuários sobre os serviços oferecidos, visando a esclarecer acerca dos procedimentos necessários para a realização dos atos, em conformidade com seu regime legal, regulamentar e administrativo.
O registrador ainda avalia, nesta segunda edição do manual, que “os leitores terão acesso a um material criteriosamente elaborado pelo Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, com acréscimo de outras matérias que enriqueceram significativamente seu conteúdo”.
Clique aqui e confira o Manual.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Colégio Registral do RS
Notícia Anterior
Câmara dos Deputados: seminário discute legislação ambiental e desenvolvimento urbano
Próxima Notícia
IRIB participa do seminário “Blockchain: sua incidência na contratação e sua relação com o Registro da Propriedade” na Guatemala
Notícias por categorias
- Georreferenciamento
- Regularização fundiária
- Registro eletrônico
- Alienação fiduciária
- Legislação e Provimento
- Artigos
- Imóveis rurais e urbanos
- Imóveis públicos
- Geral
- Eventos
- Concursos
- Condomínio e Loteamento
- Jurisprudência
- INCRA
- Usucapião Extrajudicial
- SIGEF
- Institucional
- IRIB Responde
- Biblioteca
- Cursos
- IRIB Memória
- Jurisprudência Comentada
- Jurisprudência Selecionada
- IRIB em Vídeo
- Teses e Dissertações
- Opinião
- FAQ - Tecnologia e Registro
Últimas Notícias
- Penhora. Executado – cônjuge. Regime de bens – comunhão parcial. Meação – reserva.
- ONR investirá R$ 20 milhões para digitalizar acervo de Cartórios de cidades pequenas
- Resolução CNJ n. 609 de 19 de dezembro de 2024