Registro de Imóveis de Diadema/SP busca qualidade total no atendimento
O cartório, administrado por Patrícia Ferraz, é o único no mundo com certificação 5S de gestão
A busca pela qualidade total no atendimento levou o Registro de Imo?veis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Diadema, administrado por Patrícia Andre de Camargo Ferraz, a ser o único cartório no mundo com certificação 5S de gestão, além da conquista do selo Diamante do Prêmio de Qualidade Total (PQTA) da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) 2015, da ISO 9001 e da NBR (norma de responsabilidade social da Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo a oficiala, após ganhar o prêmio Ouro da Anoreg em 2014, a equipe ficou animada para conquistar o Diamante (há quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante). “Ficamos animadíssimos e resolvemos buscar o selo Diamante. Porém, precisaríamos ter certificação ISO ou NBR e decidimos ter as duas. Adaptando o modelo de gestão, contratamos uma consultoria que, quando viu como trabalhamos em Diadema, sugeriu que buscássemos ainda uma terceira certificação, a 5S, da Toyota. Nesse processo nos animamos ainda mais e conseguimos a ISO 9001, a NBR, a 5S e também o PQTA Diamante”, destacou.
O PQTA tem como objetivo o reconhecimento de ofícios que atendam requisitos de excelência e de qualidade na gestão organizacional e também na prestação de serviços aos usuários. Entre os requisitos utilizados na premiação estão estratégia, gestão operacional, gestão de segurança e gestão de inovação.
Segundo Patrícia Ferraz, a implementação do prêmio da Anoreg/BR é um estímulo positivo para ajudar os cartórios do Brasil a se capacitarem para atender de modo cada vez melhor nossa missão constitucional.
A oficiala destacou que o caminho para obter a certificação é longo, porque há necessidade de se criar uma política de gestão, porém, muito positivo. Como exemplo, cita os resultados obtidos pelo cartório na busca pela certificação 5S. “Um dos quesitos para a certificação 5S é acabar com o desperdício. Às vezes achamos que tudo está em ordem, mas quando fizemos o dia do descarte descobrimos várias coisas que não eram utilizadas. Então, muitos materiais foram doados, outros reaproveitados. É uma gestão absolutamente completa, que possibilita controle total”, afirmou, ao ressaltar que a equipe passou a aplicar a metodologia na vida pessoal.
Etapa inicial e base para implementação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização – separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário), Seiton (arrumação – identificar para que qualquer pessoa possa localizar facilmente), Seiso (limpeza – manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar); Seiketsu (higiene – manter o ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene), Shitsuke (disciplina – fazer da metodologia, um modo de vida).
Treinamento - Segundo Patrícia Ferraz, a equipe passa por treinamento periódico, o que estimula os colaboradores a buscarem aprimoramento. “É fundamental que nós, que atendemos o público, tenhamos qualificação constante”, pontuou, ao destacar que o cartório também prima pela imparcialidade no atendimento dos usuários e na análise dos casos.
A oficiala faz questão de ressaltar que todo o trabalho desenvolvido no Registro de Imóveis é pautado em três pilares: visão, missão e valores. “Sermos referência em segurança jurídica, por meio da eficiência, satisfazermos, com qualidade e rapidez as demandas, além de proporcionarmos tratamento adequado e colaborativo são premissas de nossa equipe”, afirmou.
Fonte: Diário Regional
Em 23.01.2016
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